Mais de 690 mil passageiros devem circular pelos aeroportos administrados pela Infraero durante as férias escolares de julho, segundo estimativa divulgada nesta segunda-feira (30). A alta temporada de inverno impulsiona o turismo doméstico e amplia a oferta de voos em todas as regiões do Brasil, com destaque para Rio de Janeiro (+10%), São Paulo (+5%) e Brasília (+6,4%).
No Nordeste, a malha aérea foi reforçada com aumentos expressivos nas rotas entre Brasília e Pernambuco (+44%), Bahia (+17%), São Paulo e Paraíba (+20%) e Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte (+10%), evidenciando a alta demanda por destinos de sol e praia.
“Estamos vivendo um momento especial do turismo brasileiro, com mais voos, mais rotas e mais pessoas viajando pelo país, fortalecendo a nossa economia e posicionando o Brasil como um destino cada vez mais atrativo e acessível”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Gol e LATAM reforçam malha aérea
A Gol Linhas Aéreas anunciou mais de 27,5 mil pousos e decolagens na alta temporada de inverno, crescimento de 10% em relação a julho de 2024. Serão 4,9 milhões de assentos domésticos, com destaque para o Aeroporto do Galeão (RJ), que concentra 70% dos voos da companhia. Destinos como Salvador, Jericoacoara, São Luís, Foz do Iguaçu e Caldas Novas também receberam novas rotas.
A LATAM Airlines Brasil também ampliou a operação com mais de 1.300 viagens extras entre 23 de junho e 10 de agosto, totalizando 23,1 mil voos domésticos. A expectativa é de 4,1 milhões de passageiros transportados. A companhia lançou ainda nova rota sazonal entre São Paulo (Congonhas) e Aracaju, com voos diretos aos finais de semana.
Outras rotas reforçadas pela LATAM incluem ligações de São Paulo para Porto Seguro, Belo Horizonte, Ilhéus, Jericoacoara e Manaus, além de conexões estratégicas em Brasília, Fortaleza e Recife.
Atualmente, a LATAM opera a maior malha aérea de sua história no Brasil, com voos para 52 aeroportos e previsão de crescimento de 8% na oferta de assentos domésticos em 2025.
Turismo em alta nos principais destinos
Com o reforço na malha aérea, os principais destinos turísticos do país já se preparam para um aumento expressivo no número de visitantes:
- Rio de Janeiro (RJ):
Espera receber 1,1 milhão de turistas em julho, um aumento de 20% em relação a 2024. O impacto na economia local pode chegar a R$ 2,5 bilhões.
A concessionária RIOgaleão projeta movimentação de 1,5 milhão de passageiros, alta de 14,7% sobre o mesmo mês do ano anterior. - Olímpia (SP):
Conhecida pelos parques aquáticos com águas termais, a cidade se destaca como destino de lazer mesmo no inverno. A expectativa é de 500 mil visitantes, com taxa de ocupação hoteleira média de 66,7%.
Programa “Conheça o Brasil: Voando” fortalece turismo interno
O crescimento do turismo doméstico reforça a importância de políticas públicas para estimular o setor. Uma das ações de destaque é o programa “Conheça o Brasil: Voando”, coordenado pelo Ministério do Turismo e realizado em parceria com a ABEAR.
A iniciativa busca:
- Ampliar a conectividade aérea regional;
- Estimular o turismo interno;
- Aumentar o fluxo de visitantes brasileiros dentro do país;
- Gerar emprego e renda por meio do setor turístico.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.