A partir do dia 2 de junho, quem acessar o site da Receita Federal vai contar com uma ferramenta que promete tornar o atendimento mais rápido e prático. É o Chatbot CPF, um robô desenvolvido para ajudar os cidadãos com dúvidas e serviços relacionados ao Cadastro de Pessoa Física (CPF).
O BotCPF faz parte do Leo, o assistente virtual da Receita Federal que já oferece suporte em outros serviços. Com essa novidade, será possível obter informações e orientações sobre os principais serviços envolvendo o CPF, como:
- Emissão de CPF
- Inscrição de CPF
- Regularização de pendências cadastrais
- Alteração de dados no CPF
- Consulta da situação cadastral
- Obtenção da segunda via do CPF (cartão do CPF)
O robô foi criado para dar respostas rápidas, agilizar o primeiro atendimento e facilitar a vida dos contribuintes. Todo o processo é feito online, diretamente no site da Receita Federal, e estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
Atendimento mais simples e sem filas
Segundo a Receita Federal, o objetivo do Chatbot CPF é reduzir a necessidade de atendimento presencial, oferecendo uma solução digital que responde dúvidas, orienta e encaminha o cidadão para os serviços certos de forma prática e eficiente.
O BotCPF estará disponível na página inicial do site da Receita, junto ao Leo, o assistente virtual. O contribuinte poderá interagir digitando suas dúvidas ou selecionando opções no menu do chatbot.
Quando começa?
O novo serviço começa a funcionar no dia 2 de junho. A expectativa é que a ferramenta ajude milhões de brasileiros que todos os meses buscam resolver pendências ou atualizar informações relacionadas ao CPF.
*Da Agência Fonte Exclusiva com informação Agência Gov. Compartilhe esta notícia do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram.