O Ministério da Saúde dará um passo importante para conhecer de forma mais detalhada os profissionais que compõem a força de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS), direta e indiretamente, com a implementação do Censo da Força de Trabalho em Saúde (CFTS).
O projeto-piloto do censo foi iniciado em julho de 2025 no Distrito Federal e no Mato Grosso do Sul, marcando o início da integração de dados sobre a formação, funções e locais de atuação desses trabalhadores.
Nesta fase inicial, serão visitados 6.291 estabelecimentos de saúde no Distrito Federal e 6.297 no Mato Grosso do Sul. Segundo o Ministério da Saúde, a escolha desses territórios se baseia nas características específicas de cada região.
DF tem alta concentração populacional e diversidade de serviços, enquanto Mato Grosso do Sul possui grande extensão territorial, baixa densidade populacional e desafios relacionados à acessibilidade e atenção a populações indígenas e rurais.
Os dados coletados irão atualizar o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e subsidiarão políticas públicas para planejamento e dimensionamento da força de trabalho na saúde, assegurando a quantidade e qualidade necessária de profissionais para atender a população com eficiência.
Além dos profissionais da saúde diretamente envolvidos no atendimento, o levantamento incluirá trabalhadores das áreas de limpeza, alimentação, segurança, motoristas do SAMU, maqueiros, copeiros e equipes administrativas.
Desde 2024, o Ministério oferece o Curso de Informação e Gestão do Trabalho na Saúde, que já capacitou 65 recenseadores para a coleta de dados – 32 no Distrito Federal e 33 no Mato Grosso do Sul. A coleta será feita de forma presencial e remota, conforme as particularidades locais e o tipo de estabelecimento visitado.
O CFTS é uma medida estratégica para promover equidade, visibilidade e reconhecimento do papel fundamental dos profissionais da saúde, contribuindo para a redução das desigualdades e o fortalecimento das políticas públicas inclusivas do SUS.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram