O Ministério da Saúde inaugurou, no último sábado (9), em Dourados (MS), a primeira unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) voltada exclusivamente ao atendimento da população indígena no Brasil.
A nova base vai beneficiar cerca de 25 mil indígenas da Terra Indígena Jaguapiru, encaminhando pacientes para hospitais de referência na região. A equipe é formada por cinco enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e quatro motoristas-socorristas — sendo que sete dos 14 profissionais contratados são indígenas bilíngues, garantindo atendimento em língua nativa e português.
Segundo o Ministério da Saúde, o projeto é pioneiro e piloto, integrando o plano de universalização do Samu 192 até 2026. A expectativa é reduzir pela metade o tempo médio de espera por ambulâncias na área, com investimento anual de R$ 341 mil para custeio do serviço.
A inauguração ocorreu em 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas. Para o secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, a data e o local escolhidos reforçam o compromisso com o atendimento integral à população indígena:
“Essa ação integra um conjunto de esforços para garantir atenção integral, começando pela atenção primária à saúde”, afirmou.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram