Minas Gerais já confirmou 96 mortes por dengue em 2025. O dado consta no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), atualizado nesta segunda-feira (7). Outros 90 óbitos estão sob investigação.
Até o dia 23 de junho, o estado contabilizou 156.421 casos prováveis de dengue, sendo 89.848 já confirmados. Os dados acendem um alerta para o avanço da doença em diversos municípios mineiros.
Também foi registrado aumento nos casos de Chikungunya. São 13.903 casos prováveis, com 11.032 confirmações. O estado já confirmou 3 mortes por Chikungunya, além de 3 óbitos em investigação.
Em relação ao Zika vírus, a SES-MG notificou 55 casos prováveis, sendo 17 confirmados até o momento. Não há óbitos registrados por Zika em 2025.
O monitoramento é feito com base nos casos notificados pelas secretarias municipais de saúde e inclui diagnósticos clínicos, laboratoriais e investigações epidemiológicas.
A Secretaria reforça a importância das medidas de prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor das três doenças. Entre as ações recomendadas estão a eliminação de criadouros, o uso de repelentes e a busca por atendimento médico diante de sintomas como febre alta, dores musculares intensas e manchas na pele.
» Acesse o boletim completo da SES-MG aqui
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.