O Hospital do Coração (HCor), em parceria com o Hospital São Paulo, iniciou o recrutamento de voluntárias para participar de uma pesquisa clínica inédita sobre um tratamento experimental e minimamente invasivo contra o câncer de mama. O estudo será financiado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e pode representar uma revolução no combate à doença em seus estágios iniciais.
O novo procedimento, chamado crioablação, utiliza nitrogênio líquido a cerca de -140°C para congelar e destruir as células tumorais diretamente no local afetado, por meio de uma agulha inserida na mama da paciente. O método dispensa internação hospitalar, é realizado com anestesia local e tem recuperação mais rápida do que a cirurgia tradicional.
A técnica será testada em 750 pacientes, divididas em dois grupos: um tratado com a crioablação e outro submetido ao procedimento cirúrgico convencional. Segundo os médicos envolvidos no projeto, a crioablação já mostrou 100% de eficácia em tumores de até dois centímetros durante estudos preliminares.
“O objetivo da pesquisa é comprovar, em larga escala, que esse método pode substituir a cirurgia em casos selecionados, proporcionando conforto, segurança e menos impacto emocional para as pacientes”, afirmou a equipe do HCor.
O tratamento é indicado para casos iniciais de câncer de mama, e mulheres diagnosticadas dentro desses critérios podem se candidatar como voluntárias na pesquisa.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram