O médico e presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, participou nesta terça-feira (8),do programa A Voz do Brasil para comentar o maior mutirão já realizado pelo SUS em todo o país. A iniciativa foi fruto da união dos programas Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, e Ebserh em Ação, e mobilizou, no último sábado (5), 45 hospitais universitários federais.
“Foi o maior mutirão do SUS já feito no Brasil inteiro, e o mais diverso”, afirmou Chioro durante a entrevista.
Ao todo, 12.464 procedimentos foram realizados em um único dia, incluindo 10.160 exames, 1.244 consultas especializadas e 1.060 cirurgias. A mobilização envolveu mais de 2 mil profissionais, entre médicos, professores, residentes, estudantes de graduação e outros trabalhadores da saúde.
Atendimentos diversificados e de alta complexidade
O mutirão atendeu especialidades estratégicas como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher, de acordo com a necessidade de cada região. Também foram ofertados exames e procedimentos de média e alta complexidade, incluindo:
- Ressonância magnética
- Tomografia
- Radiologia convencional
- Ultrassonografia
- Mamografia
- Endoscopia
- Colonoscopia
- Biópsias
Mobilização interministerial histórica
Segundo Chioro, o sucesso da ação é reflexo da integração entre os Ministérios da Saúde e da Educação, que têm somado esforços para ampliar o acesso da população ao atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa também tem como foco reduzir as filas e promover o uso mais eficiente da estrutura hospitalar dos hospitais universitários.
“Essa parceria entre Ebserh em Ação e Agora Tem Especialistas mostra como o SUS pode funcionar melhor quando atuamos em rede e com planejamento”, destacou o presidente da Ebserh.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e atualmente administra 45 hospitais universitários federais. Além de oferecer atendimento 100% SUS, essas unidades apoiam o ensino e a pesquisa, sendo polos fundamentais para a formação de profissionais e o desenvolvimento científico em saúde no Brasil.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram