O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), compareceu à Neo Química Arena na noite de quarta-feira (30) para assistir ao clássico entre Corinthians e Palmeiras, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A presença do magistrado ocorreu horas após ele ter sido alvo de sanções impostas pelos Estados Unidos com base na Lei Global Magnitsky.
Moraes chegou ao estádio acompanhado da esposa. Torcedor declarado do Corinthians, ele foi visto nas arquibancadas e interagiu com o público. A presença do ministro foi registrada pelas câmeras de transmissão e comentada pelo narrador Galvão Bueno, que fazia a cobertura do jogo pela plataforma Amazon Prime Video.
“Aí você vai vendo a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que está envolvido em toda essa conversa, essa disputa com o governo dos Estados Unidos. Mas isso é política. Ele está ali como torcedor. Tem todo o direito de estar ali como torcedor”, disse Galvão durante a transmissão.
Mais cedo, o governo norte-americano anunciou a inclusão de Moraes na lista de sanções da Lei Global Magnitsky, alegando supostas violações de direitos humanos e abuso de poder. A medida implica no congelamento de eventuais bens e ativos financeiros nos Estados Unidos e na proibição de entrada no país. O visto do ministro e de outros integrantes do STF já havia sido revogado na semana passada.
Até o momento, o Supremo Tribunal Federal não se pronunciou oficialmente sobre a sanção ou sobre a presença do ministro no estádio.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram