A seleção brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas segue imbatível na Copa América 2025, disputada em Bogotá, na Colômbia. Nesta segunda-feira (11), o Brasil encerrou a fase de grupos com uma vitória avassaladora sobre El Salvador, por 91 a 4, garantindo 100% de aproveitamento e a liderança da chave B.
Com o resultado, as brasileiras avançam às quartas de final e enfrentam o Peru, último colocado do Grupo A, nesta terça-feira (12), às 21h30 (horário de Brasília). O chaveamento final será confirmado após o duelo entre Colômbia e Canadá, previsto para as 19h30 desta segunda.
A competição distribui duas vagas diretas para o Mundial de 2026, em Ottawa, no Canadá, além de duas vagas para a repescagem. O Brasil busca não apenas a classificação, mas também o ouro inédito na história do torneio. Até hoje, a seleção conquistou duas medalhas de bronze (2017 e 2022), ambas vencendo a Argentina na disputa pelo terceiro lugar.
A campanha invicta começou no sábado (9) com vitória sobre o Canadá, sede do próximo Mundial, por 70 a 62. No domingo (10), o Brasil superou a Colômbia por 67 a 29. A chave A é formada por Argentina, Estados Unidos, México e Peru.
Todas as oito equipes da competição avançam às quartas, com confrontos definidos pelo cruzamento entre as posições nos grupos. As semifinais serão disputadas na quarta-feira (13) e a grande final acontece na quinta-feira (14). Todos os jogos têm transmissão ao vivo no canal oficial da IWBF (Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas).
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram