Por Fábio Hecico
O Santos voltou a campo em partida oficial após mais de um mês e contou com a estrela de Neymar para sair da Vila Belmiro com um resultado heroico. Com um golaço aos 39 minutos do segundo tempo, o camisa 10 decretou a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, líder do Brasileirão, nesta quarta-feira (16), em jogo atrasado da competição. O resultado dá fôlego à equipe paulista na luta contra o rebaixamento.
Mesmo sem grande brilho coletivo, o triunfo levou o Santos aos 14 pontos, ainda em situação delicada, mas fora da zona da degola. Neymar, que atuou os 90 minutos, foi o nome do jogo e deixou a torcida confiante em dias melhores no campeonato.
Pelo lado do Flamengo, a derrota após cinco jogos sem sofrer gols pode custar a liderança, caso o Cruzeiro pontue contra o Fluminense nesta quinta-feira (17), no Maracanã. Foi apenas o segundo revés da equipe rubro-negra no torneio.
Neymar como referência
Desde o apito inicial, o Santos demonstrou que confiaria no talento de Neymar para buscar a vitória. O craque foi o protagonista das ações ofensivas, com passes precisos, dribles e presença constante no ataque. Mesmo bem marcado, conseguiu criar chances e deixar companheiros na cara do gol — Deivid Washington desperdiçou ao menos duas oportunidades claras.
Cleber Xavier, técnico santista, optou por adiantar Neymar no segundo tempo, tornando-o referência no ataque. A mudança quase deu resultado em lances seguidos até que, após muitas tentativas, o camisa 10 decidiu resolver sozinho: recebeu na área, limpou a marcação e finalizou com precisão, fazendo explodir a Vila Belmiro.
Flamengo sente desfalques
O Flamengo entrou em campo pressionado por problemas internos e desfalques. Sem Pedro, afastado após atrito com o técnico Filipe Luís, e com improvisações na lateral, o time carioca teve dificuldades para se impor. Arrascaeta tentou comandar as ações, mas parou em grande atuação do goleiro Gabriel Brazão.
Brazão, aliás, foi decisivo com pelo menos três defesas difíceis, impedindo que o Santos saísse em desvantagem. Do outro lado, o goleiro Rossi também salvou os cariocas em chutes de Neymar e Deivid Washington, até ser vencido no fim.
Robinho Júnior estreia e empolga
O segundo tempo também marcou a estreia oficial de Robinho Júnior, filho do ex-craque Robinho, que herdou a camisa 7 do pai. Atendendo ao clamor da torcida, Cleber Xavier colocou o jovem em campo aos 20 minutos, e ele participou bem das jogadas ofensivas, empolgando os torcedores.
Ficha técnica
SANTOS 1 x 0 FLAMENGO
Gol: Neymar, aos 39 do 2º tempo
Estádio: Vila Belmiro, Santos-SP
Público: 13.541 pagantes
Renda: R$ 1.270.130,00
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Santos: Gabriel Brazão; Escobar, João Basso, Luan Peres e Souza; Tomás Rincón, Zé Rafael (Diego Pituca), Neymar; Barreal (Robinho Júnior), Guilherme (Willian Arão), Deivid Washington (Gabriel Bontempo). Técnico: Cleber Xavier.
Flamengo: Rossi; Wesley, Léo Ortiz (Léo Pereira), Danilo, Varela; Allan (De La Cruz), Jorginho, Arrascaeta (Juninho); Luiz Araújo (Everton Cebolinha), Bruno Henrique (Wallace Yan), Gonzalo Plata. Técnico: Filipe Luís.
Cartões amarelos: João Basso, Luan Peres (Santos); Jorginho, Bruno Henrique, Arrascaeta (Flamengo)
*Compartilhe este editorial do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram