A seleção brasileira masculina de vôlei está de volta às semifinais da Liga das Nações (VNL) após um hiato de três edições. Nesta quarta-feira (30), o Brasil garantiu a classificação ao vencer a anfitriã China por 3 sets a 1, de virada, com parciais de 29/31, 25/19, 25/16 e 25/21.
É a primeira vez desde 2021, ano do título inédito da competição, que a equipe chega entre os quatro melhores do torneio. Nas edições de 2022, 2023 e 2024, a seleção foi eliminada ainda nas quartas de final.
Comandada por Bernardinho, a equipe brasileira volta à quadra no próximo sábado (2 de agosto), às 4h (horário de Brasília). O adversário será o vencedor do confronto entre Japão e Polônia, que acontece nesta quinta-feira (31), às 8h.
Virada emocional em jogo tenso
Apesar de perder o primeiro set em um final disputado, o Brasil reagiu com autoridade e impôs ritmo nos sets seguintes, dominando a China em seus domínios.
O levantador Fernando Cachopa, titular da equipe desde esta edição, substituindo o experiente Bruninho, destacou o aspecto emocional da vitória.
“Foi uma partida muito tensa emocionalmente. O estádio estava lotado, o clima pesado. Mas a gente se apoia no trabalho, no que já viveu, e como grupo conseguimos superar mais um momento difícil”, afirmou o atleta de 29 anos.
Expectativa para a semifinal
Com a vaga garantida, o Brasil aguarda o resultado de Japão x Polônia para conhecer seu adversário. Em boa fase, o time aposta na solidez do grupo e na experiência de Bernardinho para buscar a vaga na final da Liga das Nações.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram