A seleção brasileira feminina de futebol garantiu a primeira vaga do esporte nacional nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 ao golear o Uruguai por 5 a 1, na noite de terça-feira (29), pela semifinal da Copa América Feminina, realizada no Equador. A partida foi transmitida ao vivo pela TV Brasil, direto do Estádio Casa Blanca, em Quito.
A equipe comandada por Arthur Elias dominou a partida desde o início. Aos 11 minutos, Marta cruzou na área e Amanda Gutierres, de cabeça, abriu o placar. Dois minutos depois, Amanda cruzou rasteiro e, após confusão na área, Gio Garbelini empurrou para o gol, ampliando para 2 a 0. O terceiro saiu aos 27 minutos, com Marta convertendo pênalti sofrido por Isa Haas — foi o primeiro gol da camisa 10 nesta edição da Copa América e o 120º com a camisa da seleção. Aos 39 anos, ela ainda foi eleita a melhor jogadora em campo.
No segundo tempo, o Uruguai descontou com gol contra de Isa Haas, após escanteio batido por Fefa Lacoste. Mas Amanda Gutierres respondeu com um golaço de falta, aos 20 minutos, e Dudinha fechou o placar aos 41, após assistência de Duda Sampaio.
Com a vitória, o Brasil segue para a final da competição contra a Colômbia, marcada para sábado (2), às 18h (horário de Brasília), novamente no Estádio Casa Blanca, com transmissão da TV Brasil. A Colômbia avançou à decisão após vencer a Argentina nos pênaltis (5 a 4), após empate sem gols no tempo regulamentar.
As seleções já se enfrentaram na fase de grupos e empataram em 0 a 0, em duelo no qual o Brasil jogou com uma a menos por cerca de 60 minutos após a expulsão da goleira Lorena.
Histórico e expectativa para a final
Esta é a décima edição da Copa América Feminina, e o Brasil chegou à final em todas. O país soma oito títulos e apenas um vice, em 2006. Nas três edições em que houve mata-mata (1995, 1998 e 2022), a seleção canarinho foi campeã. O último título foi conquistado contra a Colômbia, em 2022, por 1 a 0.
“O confronto final será diferente do que foi na fase de grupos. Estamos crescendo como equipe e vamos montar um plano de jogo que nos permita conquistar mais um título”, afirmou o técnico Arthur Elias. “É um clássico com rivalidade e respeito. Estamos mais bem preparados e queremos encerrar essa campanha com chave de ouro.”
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram