Seleção masculina de vôlei do Brasil garantiu vaga antecipada nas quartas de final da Liga das Nações (VNL) 2025 e ainda tem dois compromissos pela frente na primeira fase. Neste sábado (19), às 3h30 (horário de Brasília), os brasileiros enfrentam a Turquia. No domingo (20), às 2h30, o adversário será a Alemanha. Ambas as partidas serão disputadas na cidade de Chiba, no Japão.
Após dez rodadas, o Brasil lidera a fase classificatória com nove vitórias e apenas uma derrota, sendo o único time garantido nas quartas ao lado da China, país-sede da fase final, que será realizada em Ningbo. A Itália ocupa a segunda posição, com oito triunfos e dois reveses. Os oito primeiros colocados avançam para a próxima fase da competição.
A classificação antecipada da seleção brasileira foi confirmada com a vitória por 3 sets a 0 sobre o Japão na madrugada desta sexta-feira (18), também em Chiba. As parciais foram de 25/22, 25/23 e 28/26. O central Flávio, com 14 pontos, e o oposto Alan, com 11, foram os principais destaques da equipe comandada por Bernardinho. O Brasil se sobressaiu especialmente nos bloqueios: foram 11 pontos neste fundamento contra quatro dos anfitriões. Flávio marcou seis desses pontos de bloqueio.
Para o confronto contra a Turquia, Bernardinho decidiu poupar Flávio e Alan da lista de relacionados. No entanto, ambos podem retornar ao time na partida contra a Alemanha. O ponteiro Maicon e o central Thiery, que não atuaram contra o Japão, estarão novamente à disposição da comissão técnica.
O Brasil é um dos países com mais presença na fase de mata-mata da Liga das Nações Masculina. Nas sete edições anteriores do torneio, a equipe chegou às quartas de final em seis oportunidades. Em 2021, conquistou o título ao vencer a Polônia na final realizada em Rimini, na Itália. Daquele elenco campeão, seguem no grupo atual Flávio, Alan, o líbero Maique e o ponteiro Lucarelli.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram