O Brasil fez história nos Jogos Mundiais 2025, em Chengdu, na China, ao conquistar a medalha de ouro inédita no punhobol feminino e o bicampeonato no masculino. O esporte, popular no sul do país e conhecido internacionalmente como fistball, é jogado em quadra de grama (50m x 20m) e lembra o vôlei, mas com jogadas realizadas com o punho ou antebraço e permitindo que a bola quique uma vez no chão.
A seleção feminina, atual campeã mundial, superou a Suíça por 3 sets a 2, após sair perdendo por 2 sets a 0. Em uma virada emocionante, as brasileiras salvaram dois match points e garantiram o ouro inédito.

“Sonhamos com este momento há tanto tempo. Esta vitória prova que, com trabalho duro e fé, podemos alcançar qualquer coisa”, declarou Cecília Jaques, capitã da equipe.
Já o time masculino confirmou o favoritismo e venceu a Alemanha por 3 sets a 0, conquistando o segundo ouro da história da modalidade nos Jogos Mundiais — o primeiro havia sido em 2009, em Taiwan.
O punhobol foi criado pelo alemão Karl Schelenz, em 1912, e hoje é praticado em 65 países de cinco continentes.
Classificação final — Punhobol
Feminino: 1º Brasil, 2º Suíça, 3º Alemanha, 4º Áustria, 5º Chile, 6º Nova Zelândia, 7º Argentina, 8º EUA
Masculino: 1º Brasil, 2º Alemanha, 3º Áustria, 4º Suíça, 5º Itália, 6º Chile, 7º Argentina, 8º Nova Zelândia
Jogos Mundiais 2025
O evento reúne mais de 4 mil atletas de 34 modalidades, muitas ainda fora do programa olímpico. Entre elas, cinco estrearão nos Jogos de Los Angeles 2028: beisebol/softbol, críquete, flag football, lacrosse e squash. A delegação brasileira conta com 52 atletas em 10 modalidades, incluindo ginástica, karatê, jiu-jitsu, kickboxing, wushu, handebol de praia e punhobol.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram