O Museu do Ipiranga abriu ao público a exposição inédita Liberdade: bairro plural, que propõe uma nova leitura sobre a formação de um dos bairros mais emblemáticos da cidade de São Paulo. Com entrada gratuita, a mostra fica em cartaz até 31 de janeiro de 2027 e destaca a diversidade étnica, social e cultural que moldou a região ao longo dos séculos.
Conhecida nacionalmente pela forte associação com a imigração japonesa, a Liberdade teve sua história construída por diferentes povos e comunidades. A exposição apresenta o bairro como um território de encontros, disputas, permanências e transformações, reunindo registros que ajudam a compreender a pluralidade de sua formação.
Segundo o museu, a mostra reúne objetos, fotografias, documentos, vestimentas, instrumentos musicais, mobiliário, projetos arquitetônicos e obras de arte de instituições ligadas ao bairro. O conjunto revela como diversas comunidades contribuíram para formar a paisagem cultural da Liberdade.
A curadoria é assinada pelos historiadores Paulo Garcez Marins, Mônica Raisa Schpun, Aline Montenegro Magalhães, Francisco Andrade e David Ribeiro. A exposição está organizada em três módulos e propõe ao visitante uma leitura histórica da Liberdade como espaço em constante transformação.
De acordo com os curadores, a região começou a ser ocupada em território originalmente pertencente aos povos tupis do planalto paulistano. A partir do século 18, o bairro passou a se desenvolver ao redor de antigos caminhos indígenas, como o que deu origem à atual Avenida Liberdade.
Ao longo do tempo, a área recebeu portugueses, indígenas, africanos e afro-brasileiros escravizados ou livres, além de ondas de imigrantes vindos da Europa, da Ásia, das Américas e da África. Italianos, alemães, japoneses, chineses, taiwaneses, russos, libaneses, haitianos, bolivianos, guineenses e outros grupos passaram a integrar a vida local, criando associações, escolas, templos, jornais e espaços de convivência.
A mostra também destaca aspectos mais difíceis da trajetória do bairro. No século 19, a presença da forca, do pelourinho, do Hospital da Santa Casa, do Cemitério dos Aflitos e da Casa de Pólvora contribuiu para associar a região à morte, à punição e ao medo. Esse processo ajudou a desvalorizar os terrenos e facilitou a ocupação por populações de menor renda e por novos moradores que chegavam à capital.
Outro eixo importante da exposição é a discussão sobre os apagamentos históricos e as disputas de memória que marcaram a Liberdade. O percurso aborda, por exemplo, a extinção da Frente Negra Brasileira nos anos 1930, a destruição do Cemitério dos Aflitos, a relevância da Capela dos Aflitos para a memória negra e a demolição da Igreja dos Remédios, ligada ao movimento abolicionista.
Também são lembrados episódios como a perseguição a famílias japonesas durante a Segunda Guerra Mundial e o confisco, em 1945, da sede da Sociedade Filarmônica Lyra, ligada à comunidade alemã. Para a curadoria, esses fatos ajudam a entender como a história do bairro foi marcada por convivências, tensões e sucessivos processos de invisibilização.
A exposição ainda analisa a construção da imagem contemporânea da Liberdade como um bairro essencialmente japonês. Segundo os organizadores, a partir da década de 1970, intervenções urbanas promovidas pela prefeitura, inspiradas em referências visuais japonesas, transformaram a paisagem local e consolidaram um símbolo turístico de São Paulo.
A proposta da mostra é justamente ampliar esse olhar e evidenciar que, embora a presença nipo-brasileira seja central na história da Liberdade, ela faz parte de um mosaico muito maior, formado por diferentes grupos que ajudaram a construir a identidade do bairro ao longo do tempo.
Compartilhe este conteúdo do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram




