A cidade de Altamira, no Pará, recebe a partir desta quinta-feira (18) a primeira edição do Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu. Com entrada gratuita, o evento segue até o dia 20 de julho e tem como proposta valorizar as culturas tradicionais dos povos originários e incentivar práticas esportivas entre as comunidades indígenas.
Durante os três dias de programação, o público poderá acompanhar apresentações de danças típicas, desfiles, shows e disputas em nove modalidades esportivas, como corrida, natação, canoagem e cabo de força — todas com categorias masculinas e femininas.
Mais de 900 indígenas de 14 etnias estarão reunidos no festival, promovendo o intercâmbio cultural entre as comunidades do Território do Xingu e outras regiões do estado. A iniciativa busca fortalecer laços entre os povos e proporcionar visibilidade às suas expressões culturais e esportivas.
O festival é promovido pelo Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Semear), em parceria com a Secretaria de Turismo do Pará (Setur), a Fundação Cultural do Pará e o Governo do Estado.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram