Os amigos da cantora Preta Gil compartilharam novas fotos e mensagens de apoio durante o tratamento experimental que ela realiza nos Estados Unidos. Diagnosticada com câncer de intestino desde 2023, Preta segue em busca de alternativas médicas no exterior, agora sob cuidados especializados em Washington. A expectativa é que ela permaneça no país por mais dois meses.
Nesta quinta-feira (17), o cantor e amigo próximo Duh Marinho publicou imagens analógicas ao lado da artista, acompanhados também de Ju de Paulla, Malu Barbosa e Gominho. “Em uma só estrada somos bem mais fortes”, escreveu ele na legenda, demonstrando apoio à trajetória da cantora.
Na semana anterior, Malu Barbosa anunciou sua volta ao Brasil para dar à luz sua filha, mas fez questão de deixar uma mensagem de carinho: “Estivemos juntas em tantos momentos importantes que nem a distância vai fazer ser diferente”.
Gominho, que também retornou ao Brasil por conta de compromissos profissionais, compartilhou uma poesia dedicada a Preta:
“Sentir a dor de uma amiga / Que me ensina a viver / […] / Sofrendo na miúda / Pra ninguém perceber / Cantar que o astral perdura / E faz a alma resplandecer”.
O tratamento de Preta Gil
A artista foi diagnosticada com câncer de intestino após sintomas como constipação severa, fezes achatadas, com muco e sangue. Passou por sessões de radioterapia, cirurgia e uma histerectomia total abdominal (remoção do útero). Entrou em remissão por um período, quando o câncer deixou de ser detectável por exames.
Contudo, a doença voltou a se manifestar. Em dezembro de 2024, Preta passou por uma nova cirurgia para remoção de tumores e passou a utilizar uma bolsa de colostomia definitiva. Em março deste ano, ela revelou que os tratamentos disponíveis no Brasil já não eram mais eficazes, o que motivou a ida aos Estados Unidos.
Desde maio, está hospedada em Nova York, viajando cerca de 400 quilômetros até Washington para realizar o tratamento com medicamentos experimentais. Em entrevista recente ao programa Domingão com Huck, Preta reforçou que continua acreditando na cura e agradeceu pelo carinho dos fãs e da família.
A jornada da cantora tem mobilizado uma corrente de apoio nas redes sociais e entre amigos, que continuam ao lado dela mesmo à distância, reforçando uma mensagem de união, amor e esperança.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram