No mês em que celebra seu aniversário, Vitória presenteará a população com uma nova infraestrutura de mobilidade e lazer: a entrega do primeiro trecho da ciclopassarela da Grande São Pedro. O equipamento vai interligar os bairros Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência, promovendo integração, segurança e qualidade de vida para ciclistas e pedestres.
O anúncio foi feito pelo prefeito Lorenzo Pazolini durante visita ao canteiro de obras da segunda etapa do projeto de requalificação da Orla da Grande São Pedro, parte do Vitória de Frente para o Mar, um dos maiores programas de transformação urbana da capital capixaba.
4 km de mobilidade sustentável
Com 4,04 km de extensão, a ciclopassarela faz parte de um conjunto de obras que inclui requalificação de ruas, passeios e infraestrutura urbana nas margens do manguezal. O investimento é de R$ 107,7 milhões, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Até o momento, 40% do projeto já foi executado.
Essa nova etapa complementa a fase 1, finalizada em julho de 2024, que requalificou 1.160 metros da orla nos bairros São Pedro e Ilha das Caieiras, com aporte de R$ 96 milhões.
Vitória de Frente para o Mar
O projeto “Vitória de Frente para o Mar” tem como objetivo requalificar as orlas urbanas da cidade, promovendo melhorias na mobilidade, paisagismo, infraestrutura turística, meio ambiente e geração de renda para a população.
Na região da Grande São Pedro, o programa ultrapassa R$ 200 milhões em investimentos, contemplando a construção de ciclovias, calçadões, píeres, áreas de lazer, praças, equipamentos públicos e quiosques, além da recuperação ambiental do manguezal.
“Vitória é uma cidade em transformação. A Grande São Pedro está incluída nesta agenda, com obras que cuidam da mobilidade, do turismo, da geração de empregos e da valorização ambiental”, afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.
Mobilidade, segurança e inclusão
A ciclopassarela vai proporcionar acesso seguro e direto entre Nova Palestina e Resistência, resolvendo gargalos históricos como o antigo trecho da “curva da morte” na Serafim Derenze, que oferecia riscos a ciclistas e pedestres.
Além disso, o projeto contempla
- Passeios à beira-mar com decks, rampas para barcos e arquibancadas alagáveis;
- Cinco queimadores de mariscos, para uso de pescadores e desfiadeiras de siri;
- Praça do Papa, na Rua São Pedro;
- Iluminação pública e drenagem urbana;
- Academias para jovens, idosos e parques infantis;
- Reforço no paisagismo e arborização.
Educação e qualidade de vida
A transformação urbana também chega à educação. O prefeito destacou a construção da escola Ronaldo Soares, padrão internacional, que substitui antigas estruturas precárias. “A realidade da cidade mudou. Antes, áreas esquecidas e afetadas por esgoto hoje são locais de lazer, aprendizado e convivência”, ressaltou Pazolini.
Oa líderes comunitários celebram o impacto das melhorias. “Este é um grande sonho. Quantas vezes lutamos por uma escadaria digna na rua São João Batista. Hoje, isso se torna realidade”, disse João Batista, representante do bairro Resistência.
Com projetos de reurbanização aliados à inclusão social e sustentabilidade, Vitória caminha para se consolidar como referência nacional em requalificação urbana, mobilidade e turismo sustentável.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram