Vitória, capital do Espírito Santo, alcançou um marco inédito na Educação Infantil e se consolidou como referência nacional. Segundo o estudo Panorama do Acesso à Educação Infantil no Brasil, divulgado pela organização Todos Pela Educação, a cidade apresenta a maior taxa de atendimento de crianças de 0 a 3 anos entre todas as capitais brasileiras: 72,2%, índice muito acima da média nacional, de 41,2%.
O levantamento, com base em dados da Pnad Contínua (IBGE) e do Censo Escolar, também mostra que Vitória, ao lado de Teresina (PI), é uma das únicas capitais a universalizar o acesso à pré-escola, com 100% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas.
Para a secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, o resultado é fruto de planejamento e investimento contínuo. “É compromisso com oportunidades iguais desde a primeira infância, garantindo acesso com qualidade, base de todo o processo educacional”, afirmou.
O prefeito Lorenzo Pazolini destacou que a ampliação da educação em tempo integral foi decisiva para os avanços. Quando a atual gestão assumiu, Vitória contava com apenas quatro unidades nessa modalidade. Em 2025, serão 41 escolas em tempo integral, após regulamentação por lei para oferta nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).
Infraestrutura e expansão
A prefeitura inaugurou e reformou diversas unidades, como a EMEF Padre Guido (Jardim Camburi), o CMEI TI Rubens José Vervloet Gomes (Jardim Camburi) e o CMEI TI Professora Cida Barreto (Jardim da Penha). Também estão em andamento obras para novas sedes e ampliação da climatização escolar: o número de unidades climatizadas saltou de 9 para 42, com outras 45 em processo de adequação.
Avanços na alfabetização
Segundo o relatório Criança Alfabetizada (MEC), Vitória é a 2ª capital mais bem colocada no ranking nacional, com 73,2% das crianças alfabetizadas até os 7 anos em 2024 — superando as metas do MEC para 2024 (68,1%), 2025 (70,3%) e 2026 (72,5%). Em 2021, o índice era de apenas 28%, o que coloca em perspectiva o salto histórico.
Com resultados expressivos, Vitória não só lidera o acesso à Educação Infantil como também avança na qualidade do ensino e na infraestrutura, reforçando seu papel como modelo para outras cidades brasileiras.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram