Um flagrante divulgado nesta segunda-feira (21) mostra dois homens colocando entulho em área de preservação ambiental do Parque Natural Municipal de Jacarenema, em Vila Velha. A Guarda Municipal, por meio da equipe de Rondas Ambientais e Rurais (Roar), abordou a dupla após identificá-la realizando o descarte irregular na Estrada do Dique, no fim de junho.
Segundo a prefeitura, a ação visou orientar os infratores e não resultou em multa imediata, pois o foco das equipes é conscientizar. No entanto, o município lembra que multas de até R\$ 4 000 podem ser aplicadas em casos similares.
“Descarte irregular reverso. Já ouviu falar? Inacreditável que ainda existem pessoas que têm a coragem de … descartar o lixo como se fosse normal”, escreveu o prefeito Arnaldinho Borgo ao comentar o vídeo divulgador do flagrante.
A prefeitura estimou que gasta cerca de R\$ 90 000 por mês para limpeza de descarte irregular — número que já representou mais que R\$ 223 000. Para evitar essa situação, a população pode utilizar os ecopontos de Cocal, Vila Garrido e Divino Espírito Santo ou agendar a coleta gratuita por meio dos serviços Catamóvel, Catatreco e Catagalho.
Em caso de flagrante de descarte de lixo comum ou entulho, os responsáveis são notificados e têm entre 2 e 24 horas para regularizar a remoção. Para terrenos baldios, o prazo sobe para dez dias. O não cumprimento da notificação sujeita o infrator à multa.
O Parque de Jacarenema, com seus 346 hectares, abriga ecossistema de restinga, mangue e mata ciliar, além de fauna nativa que inclui capivaras, lontras, jibóias, sabiás e garças. A conservação do local depende da colaboração da população para evitar o descarte indevido que prejudica a biodiversidade e sobrecarrega o orçamento público.
Para mais informações ou agendamento de coleta, o cidadão pode entrar em contato com a central da prefeitura pelo telefone 162.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram