O ministro da Casa Civil, Rui Costa, participou neste domingo (13) da entrega de 260 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, em Salvador. O Residencial Vitória da União, localizado na capital baiana, recebeu mais de R$ 39 milhões em investimentos e é composto por 220 apartamentos e 40 casas, além de centro comunitário, quadra de esportes e parque infantil.
“O empreendimento é um exemplo do que é cuidar das pessoas. Foi retomado em 2023 e hoje entregamos com orgulho para garantir dignidade às famílias”, declarou Rui Costa. O ministro também destacou que novas seleções do programa habitacional já estão sendo preparadas, com previsão de construção de mais 80 mil unidades – 40 mil para entidades e outras 40 mil na zona rural.
O residencial integra a carteira do Novo PAC, na modalidade Minha Casa, Minha Vida Entidades, com execução viabilizada pela União Por Moradia Popular. Segundo o ministro, quando o atual governo assumiu, havia mais de 12 mil obras paralisadas em todo o Brasil – incluindo 87 mil unidades habitacionais inacabadas. “O presidente Lula exigiu que todas fossem retomadas e incluídas no Novo PAC”, afirmou.

Além da pauta habitacional, Rui Costa anunciou novos investimentos na área da saúde, que serão contemplados em nova etapa do Novo PAC Seleções. Entre os equipamentos previstos estão postos de saúde, UPAs, policlínicas, hospitais, maternidades e casas de parto. Ele também ressaltou o avanço do programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir filas de exames e cirurgias no SUS.
Durante o evento, o ministro reforçou o compromisso do governo com a justiça social e a soberania nacional. “O Brasil é um dos poucos países onde o pobre paga mais imposto do que o rico. Por isso o presidente Lula enviou um projeto de lei para isentar do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil”, disse. A proposta, segundo ele, representa um passo importante para a justiça fiscal.
Rui Costa também comentou sobre a resposta do Brasil à taxação imposta pelos Estados Unidos. “O Brasil é um país soberano. Se essa taxa for efetivada, vamos aplicar a reciprocidade e cobrar também das empresas americanas”, declarou.
*Compartilhe este editorial do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram