A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) realizou a prisão de dois foragidos da Justiça no município de Vila Velha, com o apoio da tecnologia de Reconhecimento Facial implantada pelo Governo do Estado. As ações foram coordenadas pela Superintendência de Polícia Interestadual e de Capturas (Supic) e ocorreram na última sexta-feira (25) e nesta terça-feira (29).
Na mais recente ação, na terça-feira (29), o sistema identificou uma mulher de 32 anos com mandado de prisão preventiva. Após o alerta do software, equipes da Supic se deslocaram ao bairro Cobilândia, onde a suspeita foi localizada em casa. Os policiais civis apresentaram o mandado judicial e efetuaram a prisão.
Já na sexta-feira (25), os agentes localizaram um homem de 27 anos, condenado por furto e roubo, no bairro Jockey de Itaparica. Ele foi encontrado trabalhando em um canteiro de obras. Após campana no local, a equipe realizou a abordagem e cumpriu o mandado de prisão definitiva.
Os dois detidos foram levados para a 2ª Delegacia Regional de Vila Velha e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional.
Tecnologia de Reconhecimento Facial
Em operação desde setembro de 2024, o sistema de reconhecimento facial faz parte das estratégias de segurança pública do Governo do Espírito Santo. As câmeras estão instaladas em terminais do Transcol, ônibus, prédios públicos e locais estratégicos da Região Metropolitana de Vitória.
A tecnologia utiliza inteligência artificial para comparar rostos com bancos de dados da Segurança Pública. Quando a compatibilidade é superior a 90%, a identificação é validada por um policial, que aciona uma equipe para a abordagem e condução à delegacia.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram