A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta semana, 143 quilos de ouro maciço na Região Norte do Brasil, avaliados em mais de R$ 80 milhões. As ações ocorreram no Pará e em Roraima e fazem parte de operações de combate ao garimpo ilegal na Amazônia Legal.
Na quarta-feira (6), em Altamira (PA), na BR-230 (Transamazônica), agentes apreenderam cerca de 40 quilos de ouro transportados em uma caminhonete com quatro ocupantes — dois adultos, um adolescente e uma criança. Os adultos foram encaminhados à Polícia Federal e os menores ao Conselho Tutelar.
A maior apreensão da semana aconteceu na segunda-feira (4), na BR-401, em Boa Vista (RR), quando a PRF encontrou 103 quilos de ouro em outra caminhonete. O motorista foi preso e levado à Polícia Federal junto com o material.
Ambas as apreensões ocorreram em estados que integram a Amazônia Legal, região que sofre impactos severos do garimpo ilegal, especialmente em áreas indígenas.
Segundo a PRF, o aumento no número de apreensões na Região Norte é resultado do reforço no efetivo e na estrutura para combater crimes ambientais. Desde 2023, o Plano Amazônia: Segurança e Soberania, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, intensifica a presença do governo na região e promove a atuação conjunta de órgãos de segurança e de preservação ambiental.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram