Uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento de Investigações Criminais (Deic), a Polícia Científica (PCIES) e técnicos da EDP, distribuidora de energia do estado, identificou uma ligação clandestina de energia elétrica em um lava-jato de caminhões localizado na Vila Independência, em Cariacica, nesta quinta-feira (24).
A operação teve como foco a apuração de um possível furto de energia. Durante a inspeção, os agentes e peritos constataram uma ligação direta trifásica conectada à rede da EDP sem a devida medição. A energia abastecia tanto uma residência quanto o estabelecimento comercial, ambos ligados de forma irregular à rede.
O responsável pelo imóvel não estava presente no momento da fiscalização, e ninguém foi detido. Ainda assim, a ligação ilegal foi imediatamente removida pela equipe da EDP, que também interrompeu o fornecimento de energia no local.
Segundo relato de um familiar do proprietário, a residência e o lava-jato vinham sendo abastecidos pela rede irregular após a EDP suspender o fornecimento devido a um débito acumulado superior a R$ 113 mil.
Inquérito será instaurado
Mesmo sem prisões, a Polícia Civil informou que será instaurado inquérito policial para investigar o caso. Se confirmada a prática de furto de energia, os responsáveis poderão responder criminalmente, conforme o Código Penal.
Além da responsabilização penal, a EDP informou que os envolvidos também terão que ressarcir os valores referentes à energia não registrada durante o período da fraude, conforme estabelece a Resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Os custos operacionais e administrativos da distribuidora também serão cobrados.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram