O influenciador Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente, foram presos nesta sexta-feira (15) em uma residência em Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo. A ação foi realizada pela Polícia Civil de São Paulo em conjunto com o Ministério Público da Paraíba, o Ministério Público do Trabalho e a Polícia Civil da Paraíba.
De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), os mandados cumpridos incluem prisão temporária e busca domiciliar, expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux (PB), sob determinação do juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa.
O casal é investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) por exploração e exposição de menores em conteúdos produzidos para redes sociais. O caso ganhou repercussão após denúncias do youtuber Felca sobre casos de adultização de crianças e adolescentes.
O MPPB ressaltou que as apurações seguem com rigor técnico, preservando a dignidade das vítimas, e alertou sobre os riscos decorrentes do vazamento de informações sigilosas, que podem comprometer a segurança do trabalho investigativo e expor novamente os menores.
O órgão também destacou a importância do combate ao tráfico humano dentro do estado, afirmando que vítimas, muitas vezes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, podem ser aliciadas, transportadas e exploradas localmente. “O enfrentamento dessa prática exige atuação coordenada, técnica e fundamentada, garantindo responsabilização dos autores e salvaguarda dos direitos humanos”, afirmou o MPPB.
A defesa de Hytalo Santos e Israel Nata Vicente, por meio do advogado Sean Abib, afirmou que ambos são inocentes e que ainda não teve acesso à decisão judicial que motivou a prisão. “Assim que tivermos ciência dos fundamentos, adotaremos todas as medidas judiciais cabíveis para resguardar os direitos de ambos, inclusive com ingresso de Habeas Corpus, se necessário”, declarou.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram