Por Luciano NagelDuas mortes e um desaparecimento já foram confirmados pelas autoridades do Rio Grande do Sul em decorrência das chuvas que castigam o Estado desde a segunda-feira, 16. As precipitações superam os 100 milímetros em diversas cidades, provocando enchentes, deslizamentos, quedas de árvores, bloqueios de rodovias e evacuações emergenciais.Em Candelária, no Vale do Rio Pardo, uma mulher de 54 anos, identificada como Geneci da Rosa, perdeu a vida após o carro onde estava ser levado pela força da correnteza de um arroio. O marido, de 65 anos, que também estava no veículo, continua desaparecido. O corpo de Geneci foi localizado pelos bombeiros na terça-feira, 17.Na Serra Gaúcha, Mário César Trielweiler Gonçalves, de 22 anos, morreu depois que o carro que dirigia foi arrastado pelas águas do Rio Caí. O acidente ocorreu, na manhã desta quarta-feira, 18, na ponte que liga Linha Sebastopol, em Caxias do Sul, ao município de Nova Petrópolis. Parte da cabeceira da estrutura cedeu com a força do rio, fragilizada desde os danos causados nas enchentes de maio do ano passado.A ligação entre os dois municípios pela BR-116 já havia sido comprometida anteriormente. A nova cheia fez com que a base da ponte voltasse a ser atingida com intensidade, comprometendo ainda mais a estrutura e interrompendo o tráfego local.Segundo levantamento da Defesa Civil estadual, até o momento, ao menos 58 municípios já registram prejuízos relacionados ao temporal. Casas alagadas, famílias desalojadas, pontes destruídas e escolas com aulas suspensas marcam o rastro de destruição provocado pela chuva constante e volumosa.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e das prefeituras atuam em regime de emergência, enquanto o estado permanece em alerta máximo.
Em Lajeado, no Vale do Taquari
A força das chuvas obrigou seis municípios da região a acionarem seus planos de contingência diante da elevação rápida do nível do Rio Taquari. As cidades de Bom Retiro do Sul, Taquari, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Estrela e Lajeado iniciaram ações preventivas nas últimas horas. As informações são das Defesas Civis dos vales do Taquari e Rio Pardo
Em Canoas, na Região Metropolitana
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram