Uma operação conjunta entre a Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA) e a Inspetoria Ambiental da Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV) resultou no fechamento de uma carvoaria ilegal no bairro Barramares, em Vila Velha (ES), na manhã adesta segunda- feira (28). O responsável pelo local, um homem de 51 anos, foi conduzido à delegacia e responderá por crime ambiental.
As autoridades chegaram ao endereço após receberem uma denúncia anônima. O local funcionava de forma improvisada, em um casebre sem qualquer autorização legal. Segundo os agentes, as carvoarias são atividades que exigem licenciamento ambiental por seu potencial poluidor.
Além da atividade irregular, a equipe encontrou uma extensa área sendo utilizada como ponto de descarte ilegal de resíduos sólidos, agravando ainda mais o dano ambiental.
“Temos aqui uma grande área, um ponto viciado de descarte ilegal de resíduos sólidos. Vamos acionar a Prefeitura de Vila Velha para que organize uma operação de limpeza e derrubada da carvoaria”, informou o delegado Marcelo Nolasco, titular da DEPMA.
O homem detido foi encaminhado à sede da delegacia, onde assinou um Termo Circunstanciado, conforme o Artigo 60 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), e responderá em liberdade.
O inspetor Augusto, da Guarda Municipal, ressaltou a importância das denúncias da população.
“O que nós mais precisamos é que essas denúncias continuem sendo feitas. A Guarda Municipal está sempre à disposição da comunidade”, afirmou.
As denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 181 ou pelo site disquedenuncia181.es.gov.br, com opção de anexar fotos e vídeos. O anonimato é garantido e todas as informações são investigadas pelas autoridades.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram