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Wolney Queiroz anuncia foco no atendimento presencial para adesão ao acordo do INSS

Ministro da Previdência destaca parceria com os Correios e reforça importância de aposentados e pensionistas aderirem ao reembolso de valores desviados.

redação Por redação
16/07/2025 - 10:33
em Brasil
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Ministro Wolney Queiroz afirma que atendimento presencial será ampliado e destaca que mais de 1,4 milhão de aposentados já aderiram ao acordo para ressarcimento de descontos indevidos do INSS.

Imagem:Agência gov

Com cerca de 2 milhões de atendimentos já realizados a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em busca de informações sobre descontos não autorizados, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, anunciou que o governo vai concentrar esforços no atendimento presencial, com destaque para a parceria com as agências dos Correios.

Durante participação no programa Bom Dia, Ministro, transmitido nesta quarta-feira, 16 de julho, pelo Canal Gov, o ministro destacou que, apesar de o INSS contar com 1.500 agências, os Correios possuem mais de 5.200 unidades abertas em todo o país, responsáveis atualmente por 23% dos atendimentos.

“Existem muitas agências do INSS, mas nos Correios nós temos hoje 5.272 agências abertas para o aposentado e pensionista, com funcionários treinados. Pedi ao presidente dos Correios para escolher os melhores funcionários, com paciência e acolhimento”, afirmou Queiroz.

Segundo ele, a partir de 22 de julho será implantada uma nova estrutura interna no INSS para aprimorar o atendimento nas agências, na Central 135 e no aplicativo Meu INSS. O objetivo é melhorar o acolhimento e garantir agilidade e respeito aos segurados.

“As pessoas querem o atendimento presencial. Elas não se satisfazem apenas com o aplicativo ou a central telefônica. Muitas querem o contato olho no olho. Por isso, vamos concentrar esse atendimento presencial nas agências do INSS”, disse.

Acordo de reemboso

O acordo de ressarcimento aos beneficiários do INSS foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e envolve a participação da Advocacia-Geral da União, Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal e Ordem dos Advogados do Brasil.

Até a manhã desta quarta-feira, 1,4 milhão de pessoas já haviam aderido ao acordo, que prevê a devolução de valores descontados indevidamente de benefícios previdenciários entre março de 2020 e março de 2025. A adesão garante o pagamento diretamente na conta onde o beneficiário já recebe seu benefício, sem necessidade de ação judicial.

Quem aderir até 21 de julho deve receber o valor no primeiro lote, previsto para 24 de julho. O pagamento será feito em parcela única e com correção pelo IPCA. “Quem entrar primeiro, recebe primeiro. O governo não está dando nada, está apenas devolvendo o que foi retirado indevidamente do bolso do aposentado”, destacou o ministro.

Cerca de 100 mil pessoas devem receber por dia. A estimativa é de que 1,5 milhão de pessoas recebam o valor até o fim de julho.

Para viabilizar o pagamento, o governo federal enviará ao Congresso uma Medida Provisória que abre crédito extraordinário de R$ 3 bilhões. A adesão ao acordo é gratuita, não exige envio de documentos adicionais e pode ser feita até 14 de novembro, pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nos Correios.

O ministro fez um apelo à população para ajudar os idosos a verificar a existência de descontos: “Às vezes, falta o filho, neto ou vizinho orientar. Queremos mobilizar a sociedade para devolver esse dinheiro a quem precisa. São pessoas vulneráveis, e valores acumulados ao longo de anos podem fazer muita diferença.”

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Tags: #Correios#Descontos Indevidos#Meu INSS#Pensionistas#Wolney Queirozacordo de ressarcimentoaposentadosatendimento presencialINSSPrevidência Social
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