O Governo Federal lançou o SinPatinhas, o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos. A ferramenta é pública, digital e gratuita, e tem como objetivo registrar cães e gatos em todo o território nacional, facilitando a criação de políticas públicas voltadas ao bem-estar animal.
O sistema é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e faz parte do ProPatinhas, o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos. A iniciativa busca tirar os animais da invisibilidade, reunindo informações essenciais para campanhas de castração, vacinação, microchipagem e ações contra o abandono e maus-tratos.
O cadastro é simples e rápido. Basta acessar a plataforma SinPatinhas com login Gov.br. Os dados do tutor são preenchidos automaticamente, e é necessário apenas informar os dados do animal. Ao final, é gerada uma carteirinha digital com QR Code, que pode ser colocada na coleira do pet, facilitando a identificação e devolução em caso de perda.
Podem se cadastrar
- Tutores (pessoas físicas e jurídicas)
- Médicos-veterinários, clínicas e hospitais veterinários
- ONGs e protetores independentes
- Estados e municípios, que podem integrar o sistema às políticas locais
A criação do SinPatinhas contou com escuta social e apoio técnico do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O sistema foi oficializado pelo Decreto Federal nº 12.439, de 17 de abril de 2025.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o registro é fundamental
“Sem dados, não há política pública. O SinPatinhas é um passo essencial para garantir que cada animal seja visto, cuidado e protegido com responsabilidade e respeito.”
SinPatinhas: quem ama, registra.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram