A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), divulgou nesta terça-feira (8) a segunda retificação do Edital nº 114/2025 do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). A medida visa assegurar maior precisão técnica e transparência no processo seletivo para servidores federais.
Entre as principais alterações, destaca-se o limite de aprovação de até três vezes o número de vagas imediatas ou cadastro reserva por bloco temático. Correções nos locais de exercício também foram realizadas, corrigindo erros materiais, como no caso do médico cardiologista que agora tem vaga em Natal (RN) e não em Natal (RJ).
O edital também traz reestruturação no número de vagas: assistente social teve ampliação de 26 para 80 vagas, enquanto médico clínico teve redução de 80 para 26. Houve ajustes em diversas outras funções e especialidades.
As descrições de atribuições foram atualizadas para cargos técnicos e analistas, com foco em competências específicas e alinhamento às políticas públicas vigentes. Exemplos são o Analista em Inovação Biomédica, com atuação em tecnologias como inteligência artificial e biossegurança, e o Profissional Técnico Superior em Comunicação Social, com foco em comunicação institucional e marketing público.
Outro destaque é o reajuste salarial dos cargos de Analista do Seguro Social do INSS, com remuneração inicial fixada em R$ 8.027,11, podendo chegar a R$ 9.371,31, considerando gratificações por desempenho.
Critérios de formação foram flexibilizados para alguns cargos, aceitando formações em áreas correlatas, como ciências humanas para tecnologistas em Ciências Sociais, e cursos técnicos diversos para técnicos em Primatologia.
Também houve ajustes nos critérios de avaliação de títulos, como para técnicos em regulação da aviação civil e serviços de transporte, com pontuações atualizadas para licenças, certificados e cursos técnicos.
Por fim, nomenclaturas e eixos temáticos sofreram revisões, como a reclassificação do cargo de Analista I – Economia para Pesquisador – Economia no Bloco 6, com mudanças nos pesos de avaliação.
Os candidatos devem consultar o edital completo e seus anexos disponíveis no site oficial do Concurso Nacional (www.gov.br/gestao/concursonacional) para acompanhar todas as atualizações e se preparar adequadamente para as provas.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram