O número de estudantes matriculados em cursos presenciais de licenciatura no Brasil registrou um salto significativo em 2025, graças ao Pé-de-Meia Licenciaturas, programa do Ministério da Educação (MEC) voltado à valorização e estímulo da carreira docente. Em comparação a 2024, o crescimento foi de 21%, passando de 31.088 para 37.653 matrículas.
Entre os estudantes com alto desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — com nota igual ou superior a 650 pontos — o avanço foi ainda mais expressivo: 60% de aumento nas matrículas, que passaram de 5.615 em 2024 para 9.113 em 2025.
Outro dado relevante mostra que 47% dos estudantes elegíveis ao Pé-de-Meia Licenciaturas efetuaram matrícula nos cursos escolhidos, enquanto a taxa geral de matrículas foi de 12%. O resultado reforça o papel da iniciativa na reversão da baixa atratividade histórica da docência.
O Pé-de-Meia Licenciaturas é um dos eixos do programa Mais Professores para o Brasil, lançado em 2025 pelo governo federal. A ação prevê apoio financeiro de R$ 1.050 mensais ao longo do curso para estudantes que atenderem aos critérios de desempenho no Enem e estiverem matriculados em cursos presenciais de licenciatura. Do valor, R$ 700 podem ser sacados mensalmente e R$ 350 são depositados em uma poupança, liberada após a conclusão da graduação e ingresso do egresso como professor da rede pública de ensino, em até cinco anos.
Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil tem como foco a valorização docente, o fortalecimento da formação profissional e a atração de novos talentos para a educação pública. A meta é alcançar 2,3 milhões de professores em todo o país por meio de políticas estruturadas e iniciativas complementares, como:
- Bolsa Mais Professores
- Prova Nacional Docente
- Portal de Formação Docente
- Parcerias de valorização com bancos públicos e outros ministérios
Segundo o MEC, os resultados iniciais do Pé-de-Meia Licenciaturas evidenciam que o incentivo certo faz a diferença na escolha profissional de jovens de alto desempenho e no fortalecimento da base educacional brasileira.
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