O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou, nos dias 28 e 29 de junho, mutirões de perícia médica e avaliação social em diversas cidades das regiões Norte e Centro-Oeste do país. A ação resultou em mais de 2.700 atendimentos, reforçando o compromisso da autarquia com a garantia de direitos e a redução do tempo de espera para concessão de benefícios.
Amazonas
Em Manaus, o mutirão realizado na Agência da Previdência Social de Benefício por Incapacidade (APSBI) atendeu cerca de 700 pessoas. A ação contou com a presença do presidente do INSS, Gilberto Waller, que destacou a importância do atendimento presencial. “O segurado se sente mais seguro e acolhido. É uma forma de humanizar o nosso trabalho”, afirmou. Cerca de 20 servidores participaram da mobilização, que terá uma nova edição nas próximas semanas.
Goiás
A Gerência-Executiva de Goiânia (GEX) registrou 529 atendimentos, sendo 508 de perícia médica em quatro agências: Aparecida de Goiânia (130), Goiânia Oeste (208), Palmeiras de Goiás (44) e Rio Verde (126). A parceria com o Departamento de Perícia Médica Federal (DPMF) foi fundamental para a ação. Também foram realizados 21 atendimentos pelo Programa de Educação Previdenciária (PEP), voltados a pessoas em situação de rua, no âmbito do projeto PopRuaJud, do Tribunal de Justiça de Goiás.
Tocantins
Nas cidades de Araguaína e Palmas, cerca de 500 atendimentos foram feitos, priorizando solicitações de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e por incapacidade. “O mutirão valoriza o atendimento humano e reduz a espera dos cidadãos”, destacou o gerente-executivo Silvano Coelho Lira.
Mato Grosso
A cidade de Mirassol d’Oeste, por meio da APS local, realizou 235 perícias médicas. A operação foi coordenada pelo gerente Odair Egues, com apoio do gerente-executivo de Sinop, Tarcisio dos Passos.
Amapá
Em Macapá, o mutirão superou 200 atendimentos antecipados. Para a gerente-executiva Ana Isabel Romano, a iniciativa “faz parte de um esforço contínuo para ampliar o acesso da população aos serviços da Previdência”.
Pará
As agências de Castanhal e Bragança atenderam no sábado (28) demandas de BPC e auxílio por incapacidade. Foram realizadas 52 perícias e 26 avaliações sociais em Castanhal, e outras 23 perícias em Bragança.
Acre
No estado, a APS Rio Branco Centro atendeu 51 pessoas no sábado, enquanto a APS Cruzeiro do Sul realizou 41 atendimentos no domingo. Os mutirões mobilizaram equipes locais para ampliar a capacidade de atendimento no fim de semana.
Mais do que números, cada atendimento representa a efetivação de um direito. As ações demonstram o esforço do INSS em superar desafios logísticos e reforçam o papel social da autarquia em garantir acesso aos benefícios, com foco em um serviço público cada vez mais próximo da população.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.