Os candidatos inscritos na Prova Nacional Docente (PND) que não foram isentos da taxa, ou que tiveram o pedido de isenção reprovado, têm até esta sexta-feira (1º) para realizar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85.
A Guia de Recolhimento da União (GRU) foi gerada no momento da inscrição. Quem precisar emitir novamente o boleto pode acessar a página do Participante do Sistema PND, usando login do portal Gov.br. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou por meio de aplicativos bancários.
Objetivos da PND
A Prova Nacional Docente oferece uma oportunidade padronizada e justa para o ingresso na carreira docente, facilitando a contratação de profissionais qualificados para as redes municipais e estaduais de ensino.
Em 2025, o exame contou com adesão de 22 estados e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais, abrangendo todo o país.
O que é a PND?
Criada em 2025, a PND visa melhorar a qualidade da formação dos professores e incentivar concursos públicos para educação básica. Apesar disso, a prova não é um concurso público nem uma seleção unificada.
A partir de 2026, estados e municípios poderão utilizar a nota da PND como etapa única ou complementar em seus processos seletivos, mas a adesão não é obrigatória.
A PND faz parte do programa “Mais Professores para o Brasil”, criado em 2024 para fortalecer a formação docente e valorizar os profissionais da educação.
Detalhes da prova
A aplicação do exame será em 26 de outubro, conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), conforme o edital.
A prova avalia 17 áreas de licenciatura, incluindo artes visuais, ciências biológicas, computação, filosofia, história, letras (diversas línguas), matemática, pedagogia, química, entre outras.
O exame combina questões de múltipla escolha e discursivas, divididas entre formação geral e formação específica.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram