As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) 2025 estão abertas até sexta-feira, 25 de julho. O processo deve ser feito exclusivamente pelo Sistema PND, disponível no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Para se inscrever, os candidatos devem preencher o formulário com seus dados pessoais, escolher o município onde desejam realizar a prova e confirmar a inscrição.
Durante o período de inscrição, também é possível solicitar atendimento especializado (para pessoas com deficiência, gestantes ou lactantes) e o uso de nome social, no caso de pessoas trans. As solicitações devem ser feitas no momento da inscrição.
Taxa e isenção
A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até 31 de julho, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU – Cobrança), que pode ser quitada em bancos, lotéricas, aplicativos bancários ou via Pix (com QR Code gerado no boleto).
Para quem solicitou isenção da taxa, os resultados estão disponíveis na Página do Participante, com login via Gov.br.
Quem pode participar
- Estudantes concluintes de cursos de licenciatura em 2025, que estejam inscritos no Enade por suas instituições;
- Profissionais já formados em licenciaturas, interessados em participar de concursos públicos ou seleções promovidas por redes públicas de ensino que aderiram à PND.
A PND não substitui os concursos, mas poderá ser usada como etapa única ou complementar em seleções de estados, municípios e do Distrito Federal.
Cronograma da PND 2025
- Inscrição e pedidos de atendimento especial/nome social: 14 a 25 de julho
- Pagamento da taxa: até 31 de julho
- Aplicação da prova: 26 de outubro
- Gabarito preliminar e padrão de resposta: 28 de outubro
- Gabarito definitivo e padrão da discursiva: 11 de novembro
- Resultado final: 10 de dezembro
Sobre a PND
A Prova Nacional Docente é inspirada no modelo teórico do Enade, com foco na avaliação de conhecimentos pedagógicos e da formação docente. Ela integra o programa Mais Professores para o Brasil, criado em 2024 para valorizar o magistério e ampliar o ingresso de professores no ensino público.
O exame será aplicado em todo o território nacional no dia 26 de outubro de 2025, e pode beneficiar até 2,3 milhões de docentes em todo o país.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram