O governo federal lançará nesta quarta-feira (6), em Brasília, o programa “Aqui é Brasil”, voltado ao acolhimento de brasileiros repatriados em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e contará com atendimento psicossocial, assistência à saúde, apoio à moradia e oportunidades de emprego.
Segundo a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, o programa tem o objetivo de garantir dignidade e cidadania aos brasileiros que retornam ao país, oferecendo o acesso a direitos básicos que “só um CPF proporciona”.
Além do MDHC, integram o programa os Ministérios das Relações Exteriores; Desenvolvimento e Assistência Social; Justiça e Segurança Pública; e da Saúde.
Desde fevereiro deste ano, mais de 1,2 mil brasileiros já foram repatriados em operações organizadas pelo governo federal, principalmente dos Estados Unidos, com foco em casos de vulnerabilidade.
Nesta segunda-feira (4), estava previsto mais um voo de repatriação dos EUA, mas a viagem foi cancelada. De acordo com o MDHC, uma nova data está sendo negociada, embora não haja previsão de novos voos ainda nesta semana.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram