A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu 206 vagas para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS2/2026), com ingresso previsto para junho de 2026. As inscrições começam nesta segunda-feira (30/6) e seguem até 28 de julho de 2025, exclusivamente pelo site ingresso.eear.aer.mil.br, mediante pagamento de taxa de R$ 95,00.
O processo seletivo é conduzido pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e contempla candidatos de ambos os sexos, com ensino médio completo até a data da concentração final. Os interessados devem ter no mínimo 17 anos e não completar 25 anos até 31 de dezembro de 2026.
As 206 vagas estão distribuídas entre diversas especialidades técnicas, como:
- Controle de Tráfego Aéreo
- Comunicações
- Eletricidade e Instrumentos
- Mecânica de Aeronaves
- Suprimento
- Meteorologia, entre outras
Do total de vagas, 165 são de ampla concorrência e 41 são reservadas, conforme legislação vigente:
Etapas do processo seletivo
O certame será composto por.
- Provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física – aplicadas em 30 de novembro de 2025
- Inspeção de saúde
- Exame de aptidão psicológica
- Teste de avaliação do condicionamento físico
- Procedimento de heteroidentificação complementar
- Validação documental
Os candidatos aprovados em todas as etapas e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na EEAR, em Guaratinguetá (SP), no dia 28 de junho de 2026.
O curso terá duração de dois anos e, ao final, os formandos serão promovidos à graduação de Terceiro-Sargento, sendo designados a Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER) espalhadas por todo o país, conforme as necessidades operacionais.
O edital completo, com todos os detalhes sobre o processo, requisitos e cronograma, está disponível nos sites www.fab.mil.br/eear e ingresso.eear.aer.mil.br.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.