A Embaixada do Brasil em Tel Aviv, capital de Israel, divulgou nesta sexta-feira (20) um alerta consular para os brasileiros que se encontram em território israelense e desejam sair do país em razão da escalada do conflito com o Irã, iniciado em 13 de junho.
O comunicado oficial destaca que, até o momento, não há um plano definido de repatriação ou evacuação de brasileiros. No entanto, foi disponibilizado um formulário online, que deve ser preenchido por cada pessoa, independentemente da idade, com a finalidade de identificar e localizar quem deseja deixar o país.
“De modo a permitir a identificação e localização atualizadas de brasileiros que se encontram em Israel e que tenham intenção de deixar o país, a embaixada solicita que seja preenchido o formulário abaixo indicado”, diz o alerta.
Espaço aéreo fechado e saídas terrestres limitadas
Desde o agravamento do conflito, o Aeroporto Internacional Ben-Gurion permanece fechado para todos os voos, exceto aqueles com autorização excepcional da Autoridade de Aviação Civil de Israel (ICAA). Não há previsão de reabertura do espaço aéreo.
Para os que pretendem sair do país por fronteiras terrestres, a embaixada informa que é necessário fazê-lo por meios próprios. Os postos estão abertos, mas funcionam em horários determinados, sujeitos a alterações, e exigem atenção a eventuais exigências de visto nos países vizinhos.
A assistência consular, nestes casos, é limitada, segundo o comunicado.
Segurança e orientações
O Comando da Frente Interna de Israel (Homefront Command) reduziu o nível de alerta na maior parte do país para estado de Atividade Limitada, decisão válida até, pelo menos, às 20h deste sábado (21). Mesmo assim, a embaixada reforça que as condições podem mudar a qualquer momento, conforme a evolução do cenário de segurança.
A embaixada também reiterou o Alerta Consular emitido em outubro de 2023, que desaconselha viagens não essenciais a Israel.
*Com informação da Agência Brasil.Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram