Após mais de uma década de suspensão por decisão liminar, o Supremo Tribunal Federal (STF) retomará o julgamento das ações que discutem a constitucionalidade da Lei dos Royalties do Petróleo (Lei 12.734/12), responsável por alterar os critérios de distribuição dos recursos entre Estados e municípios brasileiros.
A norma, aprovada em 2012, ampliou a participação de Estados e municípios não produtores na divisão dos royalties do petróleo. No entanto, a mudança foi questionada judicialmente pelo Estado do Rio de Janeiro, que ingressou com a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.917 no STF.
Em março de 2013, a ministra Cármen Lúcia concedeu medida cautelar suspendendo trechos da legislação. Na época, a relatora entendeu que a aplicação imediata da nova regra poderia provocar perdas expressivas de arrecadação para Estados produtores, comprometendo serviços públicos essenciais.
A magistrada destacou ainda que os repasses dos royalties acontecem mensalmente e envolvem valores elevados, considerados fundamentais para a estabilidade financeira de Estados e municípios. Com isso, o modelo anterior de distribuição permaneceu em vigor durante todo esse período, aguardando análise definitiva do plenário da Corte.
A longa duração da liminar passou a ser um dos pontos mais debatidos no caso, especialmente por demonstrar como decisões cautelares do STF podem produzir efeitos prolongados sobre políticas públicas e a divisão de receitas federativas.
O julgamento será iniciado com a leitura do relatório pela ministra relatora, seguida das sustentações orais das partes envolvidas. A expectativa é de uma sessão extensa, já que além dos autores das ações e da Advocacia-Geral da União (AGU), diversos amici curiae devem participar do debate.
Ao todo, pelo menos 17 representantes de Estados, municípios, assembleias legislativas e entidades jurídicas deverão se manifestar durante a sessão.
Além da ADI 4.917, o STF analisará conjuntamente outras quatro ações relacionadas ao tema: a ADI 4.918, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro; a ADI 4.916, proposta pelo Estado do Espírito Santo; a ADI 4.920, ajuizada pelo Estado de São Paulo; e a ADI 5.038, apresentada pela Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural (ABRAMT).
Os autores das ações sustentam que a Lei 12.734/12 viola o pacto federativo ao reduzir drasticamente a arrecadação de Estados e municípios produtores de petróleo, podendo causar impactos significativos nas finanças públicas locais.
A decisão definitiva do STF poderá redefinir o modelo de distribuição dos royalties do petróleo no país e provocar efeitos econômicos relevantes para diversas unidades da federação.
Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram





