O Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO-CENTRAL), deflagrou nesta sexta-feira (01/08) a fase ostensiva da Operação Telic, com o objetivo de desarticular núcleos do grupo criminoso Primeiro Comando de Vitória (PCV), que atua principalmente na região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha.
A ação ocorre em conjunto com a Diretoria de Inteligência da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e o Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES. A investigação identificou uma estrutura criminosa voltada para o tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo e munições e execução de ações violentas. Lideranças do grupo, mesmo presas, continuavam emitindo ordens por meio de familiares e advogados.
Monitoramento e planejamento de homicídios
Segundo o MPES, o grupo criminoso contava com um núcleo especializado em coleta e difusão de informações estratégicas, com foco em monitorar operações policiais e planejar crimes de homicídio.
Mandados e alvos da operação
A operação visa o cumprimento de 9 mandados de prisão temporária e 35 mandados de busca e apreensão nos municípios de Vila Velha e Cariacica, autorizados pela 7ª Vara Criminal de Vila Velha.
Entre os alvos está uma advogada, cuja busca e apreensão foi acompanhada por representantes da Comissão de Prerrogativas da OAB/ES, conforme determina a legislação vigente.
Mais de 200 policiais mobilizados
Mais de 200 policiais militares participam da operação, que conta com apoio das seguintes unidades:
- Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES
- Diretoria de Inteligência da PMES
- Batalhão de Missões Especiais (BME)
- Batalhão de Ações com Cães (BAC)
- Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA)
- Forças Táticas da Grande Vitória (4ª, 7ª, 10ª e 13ª Cias Independentes)
As investigações continuam em andamento, com análise do material apreendido e aprofundamento das diligências para responsabilizar criminalmente os envolvidos e desarticular o grupo criminoso.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram