A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) alertou que o novo pacote de tarifas comerciais anunciado pelos Estados Unidos contra o Brasil poderá impactar diretamente o consumidor brasileiro, especialmente no setor de alimentação fora do lar. A medida está prevista para entrar em vigor no próximo dia 1º.
Segundo a entidade, os principais produtos afetados pela taxação são itens essenciais da pauta de exportação brasileira, como café, carnes, pescados e suco de laranja. A pressão gerada sobre o mercado interno pode provocar aumentos significativos nos preços desses alimentos.
“O café pode sofrer uma queda de até 30% nas exportações, o que levaria a um reajuste de até 6% nos preços praticados no mercado nacional”, informou a Fhoresp em nota. “Já carnes e pescados devem ter seus custos elevados para compensar a perda de competitividade internacional.”
A estimativa da federação é de que o impacto total nos cardápios de bares, restaurantes e lanchonetes brasileiros seja sentido a médio e longo prazos, podendo chegar a um aumento de até 10% nos preços dos pratos e produtos oferecidos ao público.
O diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto, classificou a decisão dos Estados Unidos como “catastrófica” e um “franco ataque à cadeia do agronegócio brasileiro”. Ele defendeu uma resposta estratégica do governo brasileiro, com articulação diplomática urgente para proteger os interesses nacionais.
“Precisamos colocar todos os cenários à mesa. Se essas tarifas forem mantidas, há o risco real de retração econômica, com reflexos em toda a cadeia produtiva e nos preços pagos pelo consumidor final”, concluiu.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram