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Brasil atinge 59,2% de crianças alfabetizadas na idade certa em 2024, aponta MEC

Apesar do avanço de 3,2 pontos percentuais, país não alcança meta de 60% por impacto da tragédia no RS; Ceará lidera com 85,3% de alfabetização.

redação Por redação
12/07/2025 - 12:15
em Brasil
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Brasil alcança 59,2% de crianças alfabetizadas em 2024. Tragédia no RS impediu meta de 60%. Ceará lidera ranking nacional com 85,3%.

Imagem:Agência Brasil

Em 2024, 59,2% das crianças matriculadas nas redes públicas de ensino no Brasil foram alfabetizadas na idade certa. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (11), pelo Ministério da Educação (MEC), com base nos resultados do Indicador Criança Alfabetizada. A métrica é produzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com base nas avaliações dos estados que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

O índice representa um avanço de 3,2 pontos percentuais em relação a 2023, quando o país registrava 56% de alfabetização na idade correta. Mesmo com o crescimento, o país não atingiu a meta de 60% definida para este ano. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o resultado foi impactado pela queda acentuada do desempenho no Rio Grande do Sul, afetado por uma tragédia climática em 2024.

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“Se o Rio Grande do Sul tivesse mantido o mesmo percentual de 2023, teríamos alcançado 60,2% em 2024. Infelizmente, a calamidade afetou profundamente a rede de ensino do estado”, explicou Santana.

Metas futuras e avanço regional

Para 2025, o MEC estabeleceu a meta de 64%, e, até 2030, o objetivo é chegar a 80% das crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. De acordo com o MEC, 18 estados brasileiros registraram melhora nos resultados em relação a 2023, e 11 deles atingiram a meta definida para este ano.

Entre os estados com os melhores índices estão:

  • Ceará – 85,3%
  • Goiás – 72,7%
  • Minas Gerais – 72,1%
  • Espírito Santo – 71,7%
  • Paraná – 70,4%

Já o estado de Roraima ainda não implementou seu sistema estadual de avaliação, mas está previsto para participar da próxima medição. Acre e Distrito Federal participaram da avaliação pela primeira vez em 2024.

Como é calculado o indicador

O Indicador Criança Alfabetizada é baseado em um teste aplicado a cerca de 2 milhões de estudantes, entre outubro e novembro de 2024. O exame inclui 16 questões de múltipla escolha e 3 questões de resposta construída, sendo uma delas uma produção textual.

O padrão nacional de alfabetização foi definido em 743 pontos na escala Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). A pontuação indica que o estudante é capaz de:

  • Ler palavras, frases e pequenos textos;
  • Localizar informações explícitas;
  • Inferir informações simples em textos com linguagem verbal e não verbal.

Investimentos e estratégias

O Compromisso Criança Alfabetizada envolve mais de 5.500 municípios e todos os estados brasileiros. Desde sua criação, já foram destinados R$ 1 bilhão em investimentos para formação, mobilização e avaliações educacionais.

Entre as principais estratégias estão:

  • Formação da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa);
  • Publicação do Guia da Avaliação Contínua da Aprendizagem;
  • Realização de webinários formativos em língua portuguesa;
  • Implementação da Plataforma de Avaliações Formativas do MEC.

Caminho até 2030

O relatório do Comitê Consultivo de Especialistas da Educação Básica, divulgado nesta semana, recomendou o alinhamento entre os sistemas estaduais de avaliação e o Saeb, além da padronização de instrumentos de medição e critérios de aplicação dos testes. As sugestões serão analisadas para futura incorporação nas próximas edições do Saeb e do indicador.

O foco do Compromisso Criança Alfabetizada é garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o fim do 2º ano, além de recuperar defasagens nos anos seguintes, especialmente causadas pela pandemia.

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Tags: #educação básica#Inep#MECalfabetização infantilCompromisso Criança Alfabetizadacrianças alfabetizadas 2024indicadores educacionaisSaeb
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