O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu com firmeza nesta segunda-feira (7) à declaração feita por Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, que ameaçou impor uma tarifa de 10% sobre países que se alinharem às políticas do BRICS.
Durante o discurso de encerramento da 17ª cúpula do bloco, realizada no Rio de Janeiro, Lula classificou a postura americana como “irresponsável” e alertou que o cenário geopolítico atual não aceita mais a imposição de uma única potência.
“Ele precisa saber que o mundo mudou. Não queremos imperador. Nós somos países soberanos. Se ele achar que pode taxar, os países têm o direito de taxar também”, afirmou Lula diante de líderes e representantes do BRICS, formado atualmente por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
No domingo (6), Trump publicou em sua rede Truth Social:
“Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas dos BRICS será taxado com uma tarifa adicional de 10%.”
A declaração gerou imediata reação diplomática. Horas antes do discurso de Lula, os países do BRICS já haviam publicado uma nota conjunta criticando tarifas unilaterais “sem precedentes”, que, segundo o grupo, “distorcem o comércio global” e “violam as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC)”.
Lula também criticou a forma como Trump escolheu se manifestar. “Eu não acho uma coisa muito responsável e séria um presidente da república, de um país do tamanho dos Estados Unidos, ficar ameaçando o mundo através da internet”, afirmou o líder brasileiro. “Nem deveria comentar esse tipo de atitude, mas não posso deixar passar”, concluiu.
A declaração de Lula reforça o tom de soberania e multipolaridade defendido pelo bloco, em um momento de crescente tensão entre países do Sul Global e as potências ocidentais. A fala do presidente brasileiro também deixa claro que o BRICS pretende atuar como contraponto às pressões comerciais unilaterais, especialmente em um cenário de desaceleração econômica e reconfiguração das cadeias globais de produção.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram