A disputa pela liderança no mercado brasileiro de delivery ganhou novo fôlego neste sábado (5), durante a Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro. Tony Qiu, CEO da Keeta e vice-presidente da gigante chinesa Meituan, subiu ao palco do fórum internacional para anunciar os ambiciosos planos da plataforma: estar presente em todo o Brasil até o fim de 2026.
A Keeta, braço internacional da Meituan, já havia oficializado sua chegada ao país em maio, com o anúncio de um investimento de R$ 5,6 bilhões ao longo de cinco anos. O projeto prevê não apenas a abertura de mercado, mas também a geração de até 100 mil empregos indiretos, com destaque para a instalação de uma central de atendimento no Nordeste.
Durante sua fala no BRICS, Tony Qiu apresentou números de impacto da operação na China, onde a Meituan atua com mais de 14,8 milhões de comerciantes ativos. “Criamos programas de capacitação e usamos inteligência artificial para otimizar a operação. Nossa plataforma é capaz de processar 2,9 bilhões de planos de rota por hora nos horários de pico”, afirmou o executivo.
Desafio ao iFood
A escolha da Cúpula do BRICS para oficializar a ofensiva no Brasil não foi à toa. A Keeta quer atrair restaurantes parceiros, especialmente em um setor altamente concentrado — o iFood domina cerca de 80% do mercado brasileiro de entregas de comida.
Qiu reforçou a proposta da Keeta de atuar com eficiência, digitalização e foco na rentabilidade dos comerciantes. “Temos uma estrutura preparada para oferecer alternativas mais vantajosas em termos operacionais, aumentando a receita dos nossos parceiros”, disse.
Instalação e operação no Brasil
Desde maio, a Keeta vem estruturando sua presença no país. A Meituan registrou oficialmente a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e abriu 37 vagas de emprego, incluindo cargos como diretor de operações, chefe de relações públicas e de experiência do usuário. A sede da empresa está localizada na Vila Olímpia, em São Paulo, e é composta majoritariamente por executivos chineses.
Entre os nomes de destaque da equipe está a economista Nancy Cai, ex-Uber, ByteDance e Alibaba. A Keeta também já lançou um portal de cadastro para entregadores e está em busca de operadores logísticos com frota própria.
Tecnologia e futuro
Além das operações tradicionais, a Meituan também solicitou o registro da marca “Keeta Drone”, sinalizando a possibilidade de, futuramente, explorar a entrega por drones no Brasil — tecnologia já usada pela empresa em Hong Kong, Dubai e na China.
Com uma proposta de alta tecnologia, grande investimento e discurso voltado à parceria com pequenos e médios empreendedores, a Keeta pretende se consolidar como um novo polo de inovação e concorrência no setor de delivery brasileiro.
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