A partir do dia 1º de julho, a vacina meningocócica ACWY passará a ser aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como dose de reforço para crianças de 12 meses, ampliando a proteção contra quatro sorogrupos (A, C, W e Y) da bactéria causadora da meningite. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde como parte das ações de fortalecimento da imunização infantil no país.
O esquema vacinal contra meningite para bebês continuará com as duas primeiras doses da vacina meningocócica C, administradas aos 3 e 5 meses. O reforço, que anteriormente também utilizava o imunizante tipo C, agora será substituído pela meningocócica ACWY, proporcionando cobertura ampliada contra a doença.
“Agora, o SUS garante ainda mais proteção contra as formas mais graves de meningite bacteriana. A vacina ACWY, antes aplicada apenas na adolescência, passa a ser ofertada também para crianças de até um ano”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A mudança está prevista na Nota Técnica nº 77/2025, que define os esquemas vacinais recomendados e as orientações técnicas para aplicação da vacina.
Quem deve receber a nova dose
- Crianças de 12 meses que ainda não tomaram a dose de reforço com a vacina meningocócica C deverão receber a ACWY.
- Crianças que já completaram o esquema vacinal com as três doses da vacina tipo C (incluindo o reforço aos 12 meses) não precisam receber a ACWY neste momento.
Proteção ampliada e esforço global
A medida integra as Diretrizes para o Enfrentamento das Meningites até 2030, lançadas pelo Ministério da Saúde em parceria com entidades civis e internacionais, e está alinhada com a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de eliminar a meningite bacteriana como ameaça à saúde pública.
Até junho de 2025, o Brasil registrou 4.406 casos confirmados de meningite, sendo:
- 1.731 bacterianas
- 1.584 virais
- 1.091 de outras causas ou não identificadas
Outras vacinas ofertadas no SUS, como a BCG, Penta e Pneumocócicas 10, 13 e 23-valente, também contribuem para a prevenção de diferentes formas da doença.
Sobre a doença
A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ter causas infecciosas (bactérias, vírus, fungos, parasitas) ou não infecciosas (traumas, câncer, medicamentos). As meningites bacterianas são mais comuns no outono e inverno, enquanto as virais prevalecem no verão e primavera.
A meningocócica ACWY é considerada uma das formas mais eficazes de prevenção contra os casos mais graves e letais da doença.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.