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Ferrovia que liga ES ao RJ deve sair do papel em 2026 com aporte de R$ 3,2 bilhões do governo federal

Ferrovia EF-118 vai conectar Espírito Santo ao Rio de Janeiro com investimento federal de R$ 3,2 bilhões e obras previstas para 2026.

redação Por redação
24/05/2025 - 19:05
em Economia
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Ferrovia Espírito Santo: governo federal investe R$ 3,2 bilhões na EF-118, que vai ligar o ES ao RJ. Leilão em 2025 e início das obras em 2026 devem impulsionar a logística no Sudeste.

Foto: MRS Logística/Divulgação.

O aguardado projeto da Estrada de Ferro 118 (EF-118), que promete interligar os portos dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, está mais próximo de se tornar realidade. Com um investimento público previsto de R$ 3,2 bilhões, o governo federal planeja realizar o leilão da concessão ainda este ano, com o início das obras marcado para 2026 e conclusão estimada para 2033.

Com um traçado total de 575 quilômetros, a EF-118 vai ligar Nova Iguaçu (RJ) a Santa Leopoldina (ES), fortalecendo a malha ferroviária do Sudeste e ampliando o acesso logístico a portos estratégicos da região, como os de Vitória, Açu e Itaguaí.

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O projeto, conhecido também como Anel Ferroviário do Sudeste ou Vitória-Rio, será viabilizado por meio de uma combinação de recursos públicos, investimentos privados e contrapartidas assumidas por empresas como a Vale.

Durante o Seminário Infraestrutura e Logística realizado pelo LIDE Espírito Santo, o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, afirmou que os estudos do projeto já foram apresentados e uma audiência pública foi realizada.

A expectativa agora é de envio da documentação ao Tribunal de Contas da União (TCU) ainda no primeiro semestre. Após a avaliação do órgão, o edital será publicado para que o leilão ocorra até o final do ano.

Modelo de concessão inovador

Ribeiro destacou que o governo vai adotar um modelo de concessão inovador, onde o vencedor do leilão será o consórcio que exigir o menor volume de recursos públicos. Além disso, há discussões com a MRS Logística para a participação da empresa no projeto, por meio de repactuação contratual.

“Acho que estamos no caminho certo. É importante essa união de esforços entre o governo e o setor privado para transformar a logística do país”, disse Ribeiro.

Ferrovia que liga ES ao RJ deve sair do papel em 2026 com aporte de R$ 3,2 bilhões
Imagem/Ilustrativa: Agência Fonte Exclusiva.

Divisão do traçado

O traçado da ferrovia está dividido em três segmentos principais:

  • Trecho Norte/Ramal de Anchieta: Entre Santa Leopoldina e Anchieta (80 km), será executado pela Vale como parte da prorrogação da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM). A mineradora já definiu um investimento de R$ 6 bilhões para essa etapa.

  • Trecho Central: Com cerca de 170 km, conectará o Porto do Açu (RJ) a Anchieta (ES), fortalecendo a ligação entre os dois estados.

  • Trecho Sul: Com 325 km de extensão, ligará São João da Barra a Nova Iguaçu (RJ). Essa etapa, classificada como “brownfield”, poderá ser executada como investimento adicional, utilizando trechos existentes da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), caso o governo solicite.

A disputa pela FCA

A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), operada atualmente pela VLI Logística (controlada pela Vale e pelo fundo Brookfield), está em processo de relicitação.

O contrato de concessão atual termina em 2026, e o governo estuda novas alternativas para garantir maior eficiência e retorno ao país. Um estudo sobre o melhor modelo de concessão será apresentado ainda este mês.

A FCA é a maior malha ferroviária do Brasil, com quase 8 mil quilômetros de trilhos em oito estados. A renovação contratual ou sua substituição poderá impactar diretamente a viabilidade do Trecho Sul da EF-118.

Cobrança à Vale

O projeto também enfrenta entraves. O vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço (MDB), criticou a mineradora Vale por atrasos no cumprimento de compromissos assumidos com a ANTT durante a renovação antecipada da EFVM, em 2020.

Segundo Ferraço, os estudos ambientais do trecho entre Cariacica e Anchieta já estão prontos há mais de seis meses, mas a empresa ainda não os protocolou no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT, Alessandro Baumgartner, confirmou que o investimento adicional da Vale ainda está em trâmite e aguarda formalização contratual.

“Estamos dependendo dessa pressão que o vice-governador citou para que a Vale efetivamente coloque esse compromisso dentro do contrato dela”, explicou.

A mineradora foi procurada pela reportagem, mas não se manifestou até o fechamento da reportagem.

Tags: EF-118FCA ferroviaFerrovia Espírito Santoferrovia Rio de Janeiroinvestimentos em logísticaleilão ferroviaLIDE Espírito Santologística e infraestruturaMinistério dos Transportesportos do SudesteRicardo Ferraçotransporte ferroviárioValeVLI Logística
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