Neste sábado, 5 de julho, o Governo Federal realiza o mutirão nacional Agora Tem Especialistas, com o objetivo de ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias na rede pública de saúde. A ação será promovida em 45 hospitais universitários federais, geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e acontece em 24 unidades da federação.
Estão previstas 1.088 cirurgias, 1.342 consultas e 7.902 exames ou procedimentos em diversas especialidades, incluindo Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia e Saúde da Mulher. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS), como parte do projeto Ebserh em Ação 2025.
“Vamos utilizar essa rede de Hospitais Universitários públicos, que é a maior do hemisfério sul global, para reduzir tempo de espera e garantir um atendimento mais rápido para a população”, declarou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Como participar
Para participar dos mutirões, é necessário já estar em acompanhamento nos hospitais universitários ou ser encaminhado pelas centrais de regulação municipais ou estaduais. Em 2024, já foram realizados 166 mutirões na Rede Ebserh.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esta edição será a mais abrangente da história do SUS. “Já tivemos mutirões específicos. Este será o mais diverso já realizado nacionalmente”, destacou.
Formação e reforço do SUS
Além de reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde, a iniciativa também promove a formação prática de estudantes da área da saúde. São mais de 55 mil alunos de graduação e 10 mil médicos residentes participando da ação sob supervisão de profissionais experientes.
Camilo Santana afirmou que a expectativa é aumentar o número de atendimentos em 40% até o fim do ano. “É um esforço coletivo para oferecer um SUS mais humanizado, digno e eficiente”, disse.
Expansão do programa
Na última quarta-feira (2), o governo federal abriu o credenciamento de hospitais, clínicas e empresas prestadoras de serviços de saúde para reforçar os atendimentos. Os serviços serão ofertados de forma complementar ao SUS, com foco em fins de semana, feriados e turnos estendidos.
Os Hospitais Universitários Federais são centros de referência de média e alta complexidade, além de fundamentais para o ensino, pesquisa e extensão das universidades públicas. Com mais de 87 mil profissionais de saúde, são peça-chave na estratégia do governo para ampliar o acesso à saúde de qualidade no Brasil.
* Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.