O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram nesta quinta-feira (17), em Juazeiro (BA), um pacote de investimentos de R$ 6 bilhões para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. Os recursos são provenientes da segunda edição do PAC Seleções e vão beneficiar cerca de 95% dos municípios brasileiros, com novas obras, aquisição de equipamentos e ampliação dos serviços de saúde.
O montante será destinado à construção de 800 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), 130 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 46 policlínicas e entrega de 1.533 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Além disso, 10 mil UBSs já existentes serão modernizadas com equipamentos de última geração, como ultrassons portáteis, espirômetros e câmaras frias para vacinas, além de kits para a implantação de 7 mil salas de teleconsulta.
A ação faz parte do programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir as filas por consultas, exames e cirurgias no SUS, ao fortalecer a Atenção Primária e Especializada.
“Esse programa é o sonho da minha vida. Especialista não pode ser privilégio de quem tem dinheiro. Todo brasileiro merece dignidade e acesso à saúde”, afirmou o presidente Lula.
Durante o evento, Lula também sancionou uma nova lei que garante cirurgia de reconstrução mamária pelo SUS para todas as mulheres que sofreram mutilação, seja por câncer, violência ou outras causas. “É uma medida que promove dignidade, autoestima e respeito às mulheres”, destacou Padilha.
A ampliação do atendimento inclui a construção de novas policlínicas em 45 municípios com vazios assistenciais, beneficiando cerca de 18 milhões de brasileiros. Já os novos CAPS devem oferecer suporte a 22 milhões de pessoas com foco em saúde mental e dependência química.
Na área de urgência, o reforço do Samu prevê 1.533 novas ambulâncias: 635 para expansão da frota e 898 para substituição de veículos antigos. Com isso, o serviço será universalizado e mais de 6 milhões de brasileiros terão acesso ao atendimento de emergência até 2026.
Desde o início do governo Lula, em 2023, já foram entregues 2.462 ambulâncias. A meta é alcançar 4.280 veículos até o fim de 2026 — o dobro do que foi entregue entre 2019 e 2022.
Na primeira edição do PAC Seleções (2023-2024), o governo federal destinou R$ 11,5 bilhões para saúde, beneficiando 1.907 municípios. Mais de 70% das obras já estão em andamento, com entregas em estados como Amazonas, Maranhão e Pará.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram