O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou apoio público ao ex-presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (7), em uma postagem na rede TruthSocial. Trump, que reassumiu a Casa Branca em janeiro de 2025, afirmou que Bolsonaro está sendo alvo de uma “caça às bruxas” e que “não é culpado de nada”.
“Ele não é culpado de nada, exceto de ter lutado pelo POVO”, escreveu o republicano. Trump classificou o ex-presidente brasileiro como um “líder forte, que realmente ama seu país” e criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) por processá-lo sob acusação de tentativa de golpe de Estado.
Na publicação, o presidente norte-americano disse que o povo brasileiro “não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente” e garantiu que seguirá atento ao caso. “Eu estarei observando atentamente a caça às bruxas contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores.”
Trump também comentou o processo eleitoral de 2022 no Brasil, descrevendo-o como “muito acirrado” e afirmando que Bolsonaro “ainda conta com enorme apoio popular”. Ele concluiu sua declaração dizendo que “o único julgamento que deveria estar acontecendo é um julgamento pelos eleitores do Brasil – isso se chama eleição” e pediu: “deixem Bolsonaro em paz”.
A declaração do presidente americano acontece no momento em que Bolsonaro responde a ações penais no STF, acusado de tramar um golpe de Estado após perder as eleições para Luiz Inácio Lula da Silva. O processo inclui a investigação de uma minuta de decreto para intervenção no resultado eleitoral e a mobilização ilegal de forças militares.
A manifestação de apoio por parte de Trump ecoa uma aliança ideológica e política de longa data entre os dois líderes, ambos ícones da nova direita populista global. A fala do presidente norte-americano pode ampliar tensões diplomáticas entre Washington e Brasília, sobretudo diante da defesa do Judiciário brasileiro de sua autonomia e rigor constitucional.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.