O Peru, a Jordânia e Hong Kong retiraram as restrições à importação de carne de frango do Brasil. Com isso, já são trinta os países que liberaram as compras do produto brasileiro, segundo informou o Ministério da Agricultura e Pecuária.
O Kuwait também flexibilizou as limitações impostas anteriormente. As restrições agora se aplicam apenas ao estado do Rio Grande do Sul e ao município de Montenegro, onde foi registrado o primeiro e único caso confirmado de gripe aviária em uma granja comercial no país, em maio deste ano.
Apesar da liberação por parte de trinta países, as importações brasileiras de carne de frango seguem suspensas em China, União Europeia, Canadá, Chile e outros cinco países. Outros vinte e dois mantêm restrições parciais, limitadas ao Rio Grande do Sul, ao município de Montenegro ou a áreas específicas.
O Brasil foi oficialmente declarado livre da gripe aviária em 18 de junho, após a realização da desinfecção completa da granja afetada e o cumprimento do período de vinte e oito dias sem registro de novos casos.
O que é a gripe aviária
A influenza aviária, conhecida como gripe aviária, é uma doença viral que afeta principalmente aves, mas também pode ser detectada em mamíferos, como bovinos. A transmissão ocorre por meio do contato com animais doentes ou com materiais e água contaminados.
Casos em humanos são raros, mas as autoridades recomendam atenção às orientações sanitárias. Segundo o Ministério da Agricultura, o consumo de carnes e ovos segue seguro, desde que os alimentos sejam preparados e cozidos adequadamente.
*Compartilhe este editorial do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram