O sonho do Fluminense de conquistar o Mundial de Clubes chegou ao fim nesta segunda-feira (8), com uma dose cruel de ironia. A eliminação por 2 a 0 para o Chelsea teve como protagonista João Pedro, atacante brasileiro revelado em Xerém, que marcou os dois gols da vitória inglesa no MetLife Stadium.
O camisa 9 do Chelsea, de apenas 23 anos, chegou recentemente ao clube londrino após ser comprado por 55 milhões de libras (mais de R$ 400 milhões) junto ao Brighton. Titular na vaga do suspenso Delap, João Pedro brilhou em sua primeira grande atuação no torneio, anotando um golaço em cada tempo e evitando qualquer tipo de comemoração por respeito ao clube que o revelou.
O primeiro gol veio aos 17 minutos do primeiro tempo, após chute forte e preciso que venceu o goleiro Fábio. O Fluminense até reagiu, com bons momentos na etapa inicial, incluindo uma bola salva por Cucurella em cima da linha e um pênalti anulado pelo árbitro francês François Letexier, após revisão no VAR.
Na etapa final, o Chelsea voltou mais tranquilo e voltou a marcar aos 10 minutos, novamente com João Pedro, que recebeu passe de Enzo Fernández após erro de Bernal, driblou Ignácio e finalizou com precisão.
O Fluminense ainda tentou reagir com substituições ofensivas feitas por Renato Gaúcho, que lançou Keno, Soteldo, Canobbio e Everaldo. Mas a equipe carioca não conseguiu furar o sólido sistema defensivo inglês. O Chelsea, por outro lado, teve chances para ampliar, parando em boas defesas de Fábio.
A partida, assistida por mais de 70 mil torcedores, terminou com o Chelsea classificado para a final, onde enfrentará o vencedor de Real Madrid x PSG, duelo marcado para esta quarta-feira (10), às 16h (de Brasília). A decisão será no domingo, também às 16h, no mesmo estádio.
Apesar da eliminação, o Fluminense deixa o Mundial com uma campanha marcante, tendo eliminado a Inter de Milão nas oitavas de final e o poderoso Al-Hilal nas quartas, reforçando seu status como protagonista do futebol sul-americano.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 0 x 2 CHELSEA
📍 MetLife Stadium, East Rutherford (EUA)
👥 Público: 70.556 torcedores
Gols: João Pedro (17′ 1ºT e 10′ 2ºT)
Fluminense:
Fábio; Ignácio, Thiago Silva e Thiago Santos (Keno); Guga, Bernal (Lima), Nonato (Soteldo), Hércules (Canobbio) e Renê; Arias e Cano (Everaldo). Técnico: Renato Gaúcho.
Chelsea:
Sánchez; Malo Gusto (Reece James), Adarabioyo, Chalobah e Cucurella; Caicedo, Enzo Fernández (Andrey Santos), Cole Palmer; Pedro Neto (Madueke), Nkunku (Dewsbury-Hall) e João Pedro (Nicolas Jackson). Técnico: Enzo Maresca.
Cartões amarelos: Nonato, Soteldo (FLU); Sánchez (CHE)
Árbitro: François Letexier (França)
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram